Um dispositivo para o processamento de materiais com laser utiliza uma amostra em forma de um disco, com diâmetro e espessura . A amostra tem uma superfície difusa, cuja distribuição espectral da emissividade, é conhecida. Para reduzir a oxidação, uma corrente de um gás inerte, com temperatura e coeficiente convectivo escoa sobre as superfícies superior e inferior da amostra. O recinto do equipamento é grande e tem paredes isotérmicas a . Para manter a amostra a uma temperatura de operação apropriada de , um feixe colimado de raios laser com um comprimento de onda de irradia sua superfície superior.
(a) Determine a emissividade total da amostra.
(b) Determine a absortividade total da amostra para a irradiação oriunda das paredes do recipiente.
(c) Efetue um balanço de energia na amostra e determine a irradiação laser, , requerida para manter a amostra a
(d) Considere um processo de resfriamento após a desativação do laser e do escoamento do gás inerte. Esboce a emissividade total em função da temperatura da amostra, durante o processo. Identifique as características principais dessa curva, incluindo a emissividade na condição final do processo
(e) Estime o tempo necessário para resfriar a amostra desde sua condição de operação até uma temperatura segura para o toque de . Utilize o método da capacitância global e inclua os efeitos da convecção para o gás inerte com e . As propriedades termofísicas do material que compõe a amostra são: e
Passo 1
Nessa questão temos aparelhos para processamento de materiais a laser, amostra espectralmente seletiva aquecida à temperatura operacional por irradiação a laser , experimenta convecção com gás inerte e troca de radiação com o gabinete.
Com isso vamos encontrar a emissividade total da amostra, a absorção total da amostra, , para irradiação do recinto e a irradiação a laser necessária para manter a amostra em , fazendo um balanço energético na amostra.
Passo 2
Para resolver essa questão vamos assumir:
(1) O compartimento é isotérmico e grande em comparação com a amostra;
(2) a amostra é opaca e difusa, mas espectralmente seletiva, de modo que ;
(3) A amostra é isotérmica.
A emissividade total da amostra, , em pode ser expresso em termos do fator de emissão da banda,
Onde, da Tabela 12.1, com .
Passo 3
A absortividade total da amostra, , para irradiação do recinto em , é
Onde, da Tabela 12.1, com .
O balanço de energia na amostra, por unidade de área é:
Reconhecendo que e substituindo os valores numéricos encontramos,