Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Çengel - Mecânica dos Fluidos- Ed: 1º - Capítulo 11.Problemas - Ex. 33
Durante o movimento de um veículo com velocidade constante em uma estrada nivelada, a potência fornecida às rodas é usada para vencer o arrasto aerodinâmico e a resistência de rolagem (o produto do coeficiente de resistência de rolagem e o peso do veículo), supondo que o atrito nos rolamentos das rodas é desprezível. Considere um carro que tenha uma massa total de , um coeficiente de arrasto de , uma área frontal de e um coeficiente de resistência de rolagem de . A potência máxima que o motor pode fornecer para as rodas é . Determine a velocidade na qual a resistência de rolagem é igual à força de arrasto aerodinâmico e a velocidade máxima desse carro. Considere a densidade do ar em .
Passo 1
Fala galera!! Tudo bem com vocês? Espero que sim.
Vamos começar separando os dados fornecidos no problema.
Massa do carro: .
Coeficiente de arrasto: .
Coeficiente de resistência ao rolamento: .
Área frontal: .
Potência máxima na roda entregue pelo Motor: .
Densidade do ar: .
Passo 2
(a) Bem, para resolver essa questão, vamos começar encontrando a resistência de rolagem do carro. Temos que lembrar que foi dito no enunciado que a resistência de rolagem é o produto do coeficiente de resistência de rolagem e o peso do veículo. Ou seja:
Onde, é o coeficiente de resistência ao rolamento e é o peso do veículo . Aqui, é a massa e é a gravidade. Substituindo os termos da equação acima pelos dados fornecidos, temos o seguinte:
Passo 3
Agora, vamos calcular a força aerodinâmica de arrasto atuando no carro, podemos fazer isso usando a seguinte equação:
Onde, é o coeficiente de arrasto, é a densidade, é a área frontal e é a velocidade. Substituindo os termos da equação acima pelos dados fornecidos, temos o seguinte:
Passo 4
Para encontrar a velocidade na qual a resistência de rolagem se torna igual à força de arrasto aerodinâmica, nós vamos igualar os valores de resistência de rolagem e força de arraste aerodinâmica. Ou seja:
Substituindo os resultados encontrados anteriormente na igualdade acima, temos:
Portanto, a velocidade na qual a resistência de rolagem é igual à força de arrasto aerodinâmica é .
Passo 5
Tranquilo até aqui??? Então segue comigo!
(b) Agora, vamos calcular a velocidade máxima do carro, para isso, vamos usar a relação da potência necessária para superar a resistência aerodinâmica ao arrasto e a rolagem. A relação é a seguinte:
Substituindo os termos da equação acima pelos dados fornecidos no problema e calculados anteriormente, temos o seguinte:
Temos que potência máxima é fornecida na velocidade máxima, portanto, para encontrar a velocidade máxima, vamos substituir o valor da potência máxima na equação acima.
Ao resolver a equação acima por meio de uma HP, obtemos que a velocidade máxima é
Portanto, a velocidade máxima do carro é ..
Resposta
(a)
(b)