Enunciado

O que é efeito capilar? O que o causa? Como é afetado pelo ângulo de contato?

Passo 1

O efeito capilar é a ascensão (subida do nível) ou depressão (descida do nível) de um líquido num tubo de pequeno diâmetro mergulhado no liquído. A figura abaixo mostra essas duas situações de ascensão de um líquido ou depressão de um líquido dentro do tubo fino.

Passo 2

O que causa esse efeito capilar é a soma de dois tipos de força: a força coesiva (forças de atração entre moléculas semelhantes, como é o caso da atração que uma molécula de água exerce sobre outra molécula de água) e a força adesiva (foça de atração entre moléculas diferentes, como é o caso da entração entre a molécula da água e a molécula do vidro).

Na figura acima, vemos que as moléculas de líquido que estão em contato com o sólido que forma a parede do tubo sofrem o efeito dessas duas forças. A força de adesão das moléculas do tubo tendem fazem força para o nível do líquido subir no tubo e a força coesiva das moléculas do líquido fazem força para o nível do líquido descer no tubo.

Quando as moléculas do líquido são atraídas com mais força pelas moléculas do tubo do que pelas moléculas do próprio líquido, o nível do líquido sobe. Esse é o caso da água em um tubo de vidro! Quando as moléculas do líquido são atraídas com mais força pelas suas próprias moléculas do que pelas moléculas do tubo, o nível do líquido desce. Esse é o caso do mercúrio!

Passo 3

O efeito capilar é proporcional ao cosseno do ângulo de contato entre o líquido e o tubo. Esse ângulo ϕ é o ângulo entre a reta tangente à superfície do líquido e a superfície sólida do tubo. A figura abaixo mostra esse ângulo. Quando o cosseno do ângulo é positivo, o nível do líquido sobe e, quando ele é negativo, o nível do líquido desce.

Resposta

O efeito capilar é a ascensão ou depressão de um líquido num tubo de pequeno diâmetro mergulhado no liquído. O que causa esse efeito é a soma entre a força coesiva e a força adesiva. O efeito capilar é proporcional ao cosseno do ângulo de contato entre o líquido e o tubo.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Enuncie, com suas palavras, cada uma das cinco leis básicas de conservação apresentadas na Seção 1.4 aplicadas a um sistema.
O cilindro de uma bomba de pneu de bicicleta fica quente durante o uso. Explique os mecanismos responsáveis pelo aumento de temperatura.
Discuta a física do ricochete de uma pedra na superfície de um lago. Compare esses mecanismos com aqueles de uma pedra quicando após ser atirada ao longo de uma rodovia.
Considere novamente a partícula do Problema 1.7. Expresse a distância percorrida para ela atingir 95% de sua velocidade terminal em função de g, k e W.
Em um experimento para controle de poluição, diminutas partículas sólidas (massa típica5×10 - 11 kg) são abandonadas no ar. A velocidade terminal das partículas de 5 cm é medida. O arrasto sobre as pa