Se na Equação , o coeficiente de transferência de calor por radiação pode ser aproximado pela equação
Sendo . Desejamos avaliar a validade dessa aproximação através da comparação de valores de e para as condições a seguir. Em cada caso, represente os seus resultados graficamente e comente sobre a validade da aproximação.
(a) Considere uma superfície de alumínio polido ou pintada de preto cuja temperatura pode exceder a da vizinhança de. Compare também os seus resultados com os valores dos coeficientes de transferência associados à convecção natural no ar em que .
(b) Considere condições iniciais associadas à colocação de uma peça a no interior de uma grande fornalha cuja temperatura das paredes pode variar na faixa de . De acordo com o acabamento ou revestimento da superfície da peça, sua emissividade pode assumir os valores. Para cada emissividade, faça um gráfico do erro relativo, , em função da temperatura da fornalha.
Passo 1
Escreva passo aqui Bora para uma questão?! Essa é mais abstrata e nos é fornecido expressões exatas e aproximadas para o coeficiente de radiação linearizado, e , respectivamente.
A questão quer que a gente compare os coeficientes com diferentes emissividades e temperaturas da superfície. Além disso, temos que fazer um gráfico do erro relativo em função da temperatura da fornalha associada a uma peça de com .
Passo 2
Para resolver essa questão, vamos considerar que as paredes da fornalha são grandes em comparação com a peça e estamos em condição de estado estacionário.
O coeficiente de radiação linearizado segue a equação da taxa de troca da radiação da seguinte forma:
Se , o coeficiente pode ser aproximado pela expressão:
Onde,
Para a condição de e , vemos que:
Para o coeficiente de convecção livre com e, descobrimos que:
Para o intervalo com, os resultados para os coeficientes são tabelados abaixo. Para esta faixa de temperaturas da superfície e do ambiente, os coeficientes de radiação e convecção livre são de magnitude comparável para valores moderados da emissividade, digamos. A expressão aproximada para o coeficiente de radiação linearizado é válida dentro de para essas condições.
Passo 3
Para a letra (b), nós temos que as expressões acima para os coeficientes de radiação, e , são usadas para a peça a colocada dentro da fornalha com paredes que podem variar de .
O erro relativo, , será independente da emissividade da superfície e é plotado como uma função de . Para, a expressão aproximada fornece estimativas com erro superior a 5%. Essa expressão aproximada deve ser usada com cautela e apenas para diferenças de temperatura na superfície e nos arredores de 5.