6. Na equação de Navier-Stokes na forma admensional incompressível (Equação 10-6), há quatro parâmetros adimensionais. Cite cada um deles, explique seu significado físico (por exemplo, a relação entre as forças de pressão e forças viscosas) e disuta o que ele significa fisicamente, quando o parâmetro é muito pequeno ou muito grande.

Passo 1

E ai, tudo bem?

O problema pede para identificar os parâmetros adimensionais da equação de Navier-Stokes e, em seguida, explicar o significado físico de cada um. Beleza?

A equação de Navier-Stokes em sua forma adimensional é dada por:

S t ∂ V * → ∂ t * + V * → ∙ ∇ * → V → = - E u ∇ * → P * + 1 F r 2 g → + 1 R e ∇ * → 2 V * →

Em que St, Eu, Fr e Re são os parâmetros adimensionais.

O número de Strouhal (St) é um motivo entre um recurso de repetição ou período de oscilação. Para valores altos (ordem 1), os efeitos de viscosidade dominam ou escoamento de fluido. Para valores pequenos de St, o movimento oscilatório é dominado por altas velocidades no regime quase estático.

O número de Euler (Eu) é uma razão entre a diferença de pressão e a inércia do fluido. Para valores grandes de Eu, ou termo de pressão é muito maior que termo de inércia, e para valores pequenos, o contrário.

O número de Froude (Fr) é uma razão entre forças inerentes e forças gravitacionais. Para valores muito pequenos de Fr, como forças gravitacionais, são bem maiores se comparadas com as forças inerciais. Caso Fr seja grande, o oposto é verdadeiro.

O número de Reynolds (Re) é uma razão entre as forças de inércia e as forças viscosas. Para valores muito pequenos de Re, as forças viscosas são muito maiores que forças de inércia.

Show, conseguimos explicar.

Resposta

Explicação em texto.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados