6. Na equação de Navier-Stokes na forma admensional incompressível (Equação 10-6), há quatro parâmetros adimensionais. Cite cada um deles, explique seu significado físico (por exemplo, a relação entre as forças de pressão e forças viscosas) e disuta o que ele significa fisicamente, quando o parâmetro é muito pequeno ou muito grande.
Passo 1
E ai, tudo bem?
O problema pede para identificar os parâmetros adimensionais da equação de Navier-Stokes e, em seguida, explicar o significado físico de cada um. Beleza?
A equação de Navier-Stokes em sua forma adimensional é dada por:
Em que St, Eu, Fr e Re são os parâmetros adimensionais.
O número de Strouhal (St) é um motivo entre um recurso de repetição ou período de oscilação. Para valores altos (ordem 1), os efeitos de viscosidade dominam ou escoamento de fluido. Para valores pequenos de St, o movimento oscilatório é dominado por altas velocidades no regime quase estático.
O número de Euler (Eu) é uma razão entre a diferença de pressão e a inércia do fluido. Para valores grandes de Eu, ou termo de pressão é muito maior que termo de inércia, e para valores pequenos, o contrário.
O número de Froude (Fr) é uma razão entre forças inerentes e forças gravitacionais. Para valores muito pequenos de Fr, como forças gravitacionais, são bem maiores se comparadas com as forças inerciais. Caso Fr seja grande, o oposto é verdadeiro.
O número de Reynolds (Re) é uma razão entre as forças de inércia e as forças viscosas. Para valores muito pequenos de Re, as forças viscosas são muito maiores que forças de inércia.
Show, conseguimos explicar.
Resposta
Explicação em texto.