Em uma fábrica têxtil, águas residuais de tingimento a 80 °C devem ser utilizadas para preaquecimento de água fresca a 10 °C com a mesma vazão em um trocador de calor de tubo duplo em contracorrente. A superfície de transferência de calor do trocador de calor da água é , e o coeficiente global de transferência de calor é . Considerando que a taxa de transferência de calor no trocador de calor é 35 kW, determine a temperatura de saída e a vazão mássica de cada fluido.
Passo 1
Ao desenvolvermos esta questão vamos perceber um probleminha gerado pela falta de resultados, mas que é possível de resolver com auxílio de programas para resolução de sistemas de equação.
Mas não vamos nos preocupar ainda com isto, vamos começar a desenvolver a questão em si!
Vamos começar desenvolvendo as nossas relações. Para o cálculo da taxa de transferência de calor, podemos utilizar a seguinte relação:
Percebam que a questão já nos deu a taxa de transferência de calor, o coeficiente global de troca de calor e a área de superfície. Só nos resta a diferença de temperatura logarítmica. Logo, calculando-o, temos:
Portanto, a nossa relação é:
E por enquanto paramos por aqui. Não conseguimos determinar nenhuma das temperaturas ainda!
Passo 2
Vamos buscar outra forma de calcular agora estas temperaturas. Para isto, vamos ver o calor cedido pelo fluido quente. Logo,
Caramba, agora faltamos 2 parâmetros (vazão mássica e a temperatura)! Mas o que acontece se analisarmos o calor absorvido pela água fresca? Temos:
Outro problema! Temos dois parâmetros!
Entretanto, a sacada para a resolução da questão está em analisarmos as três equações juntas, em um sistema. Através de softwares para nos ajudar na resolução, vamos obter os seguintes valores de temperatura de saída e vazão mássica:
Finalizando então a questão!
Resposta
As respostas para as três perguntas do problema são: