Em geral, como varia o coeficiente de arrasto com o número de Reynolds em (a) números de Reynolds baixo e moderado e (b) números de Reynolds altos R e   >   10 4 ?

Passo 1

A questão quer saber a influência do número de Reynolds R e no coeficiente de arrasto C D em dois casos: no caso de números de Reynolds baixos e moderados R e < 10 4 e no caso de número de Reynolds altos R e   >   10 4 .

Para número de Reynolds baixos R e < 1 o coeficiente de arrasto C D é inversamente proporcional ao número de Reynolds R e .

C D ∝ 1 R e

Ou seja, para R e < 1 , quanto maior o número de Reynolds R e , menor o coeficiente de arrasto C D .

Para número de Reynolds maiores, mas ainda menores que 10 4 , a tendência geral do coeficiente de arrasto C D continua sendo de diminuir com o aumento do número de Reynolds.

R e ↑       ⟹       C D ↓

Passo 2

Para número de Reynolds maiores que 10 4 R e > 10 4 , o coeficiente de arrasto C D permanece praticamente constante com a variação do número de Reynolds R e . A figura abaixo mostra o caso geral que acontece para a maioria das geometrias de corpo. No entanto, os números presentes nesse gráfico são relativos ao escoamento sobre um disco perpendicular.

Resumindo, o coeficiente de arrasto C D diminui com o aumento do número de Reynolds para R e < 10 4 , mas em geral permanece constante para R e > 10 4 .

Resposta

  1. O coeficiente de arrasto C D diminui com o aumento do número de Reynolds para R e < 10 4 .
  2. Em geral, o coeficiente de arrasto permanece constante para R e > 10 4 .
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados