Indique o sistema de imagens necessário para construir o escoamento de uma corrente uniforme em torno de um semicorpo de Rankine confinado entre duas paredes paralelas, como na Figura 8.78 . Para as dimensões particulares dessa figura, avalie a posição do nariz do semicorpo resultante.

Passo 1

E aí, tudo bem? Bora matar essa questão!

Esse é um problema mais conceitual, pensar assim, se as duas paredes “contem a emissão” a força necessária para causar esse efeito seriam infinitas fontes de força segmentadas pela mesma distancia sofrendo o mesmo escoamento, assim temos:

Como a força de emissão cabe dentro de uma coluna de tamanho 2 a temos:

Q = U ⋅ 2 a = 2 π m

m = U a π

Lembrando que a distancia l até o nariz denota o ponto de estagnação, assim temos uma série basiquinha! hehe

U = m L = 1 + 2 1 + 4 a L 2 + 2 1 + 8 a L 2 + …

Resolvendo a série, obtemos o seguinte resultado:

l ≈ 0,325 a

Por isso precisamos de uma visão mais abrangente

Isso é tudo pessoal, conseguimos mais uma! \o/

Resposta

l ≈ 0,325 a

Imagem apresentada no passo a passo.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Se a velocidade média no ramo principal do duto do Problema 9-53 for 11,4m / s , calcule a altura h do duto em c m . Obtenha o seu resultado de duas maneiras, mostrando todo o seu trabalho. Você pode
Repita o Problema 9-56 para o caso de uma linha de sumidouros em lugar de uma linha de fontes. Suponha que V ˙ / L seja um valor positivo, mas o escoamento em todos os pontos é na direção oposta.
Considere o escoamento bidimensional permanente, incompressível devido a uma linha de fontes na origem (Figura P9-56). O fluido é criado na origem e se espalha rapidamente em todas as direções no plan
O que é significativo nas curvas com função corrente constante? Explique por que a função corrente é útil na mecânica dos fluidos.
Considere o escoamento bidimensional no plano x y .Qual é o significado da diferença do valor da função corrente Ψ de uma linha de corrente para outra?