Enunciado

O problema de perda térmica em um fluido que escoa em uma tubulação enterrada tem recebido atenção considerável. Aplicações práticas incluem o oleoduto do Alasca, bem como as linhas de distribuição de água e de vapor em centrais de potência. Considere um duto de aço com diâmetro D que é usado para transportar óleo, que escoa a uma vazão o, através de uma região fria. O duto é revestido com uma camada de isolamento térmico que tem espessura t e condutividade térmica ki, e está enterrado no solo a uma profundidade z (distância da superfície do solo ao eixo central do duto). Cada seção do duto tem um comprimento L e se estende entre estações de bombeamento, nas quais o óleo é aquecido para assegurar uma baixa viscosidade e, consequentemente, baixa potência de bombeamento requerida. A temperatura do óleo que entra no duto na saída de uma estação de bombeamento e a temperatura do solo acima do duto são designadas por Tm,ent e Ts, respectivamente, e são conhecidas.

Considere condições nas quais as propriedades do óleo (o) podem ser aproximadas por ρo = 900 kg/m3, cp,o = 2000 J/(kg · K), vo = 8,5 × 10–4 m2/s, ko = 0,140 W/(m · K), Pro = 104; a vazão do óleo é de o = 500 kg/s e o diâmetro do duto é de 1,2 m.

(a) Expressando os seus resultados em termos de D, L, z, t, o, Tm,ent e Ts, assim como das propriedades apropriadas do óleo (o), do isolamento térmico (i) e do solo (s), obtenha todas as expressões necessárias para estimar a temperatura Tm,sai do óleo que deixa o duto ao final de uma seção.

(b) Sendo Ts = 240°C, Tm,ent = 120°C, t = 0,15 m, ki = 0,05 W/(m · K), ks = 0,5 W/(m · K), z = 3 m e L = 100 km, qual é o valor de Tm,sai? Qual é a taxa de transferência de calor total q em uma seção do oleoduto?

(c) O gerente de operações quer saber o compromisso entre a profundidade do duto e a espessura da camada de isolamento térmico na perda térmica no duto. Desenvolva uma representação gráfica para essa informação de projeto.

Passo 1

Beleza galerinha, vamos lá! (a) Desde Eq. 8.36 para um volume de controle diferencial no óleo e a equação da taxa

onde a resistência total é expressa como,

onde, a partir da Tabela 4.1,

Se segue que,

Integrando entre as condições internas e externas,

Assumindo tot R′tot para ser independente de x e integrando,

Passo 2

(b) Para calcular Tm,o para as condições prescritas, comece por avaliar h, onde,

Portanto, o fluxo é laminar, e com Pro > 5, a correlação de Hausen é apropriada,

De Eq. (2), a resistência térmica global é,

A taxa total de transferência de calor do gasoduto é então,

Passo 3

(c) Usando o espaço de trabalho IHT com as equações anteriores, foi feita uma análise para determinar a perda de calor, q, em função da profundidade de enterramento para o intervalo, 1 ≤ z ≤ 6 m, para espessuras de isolamento que são -25%, +25%, +50% e 100% da caixa base, t = ro - r1 = 150 mm.,

Resposta

a )

b ) q = 9.1 × 10 6   W

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O que é diâmetro hidráulico? Como é definido? Qual seu valor para um tubo circular de diâmetro D?
Considere o escoamento de óleo em um tubo. Como se comparam os comprimentos de entrada hidrodinâmica e térmica se o escoamento é laminar? Como são comparados se o escoamento é turbulento?
Repita o Prob. 8–19 para condensação de vapor a uma taxa de 0,60 kg/s.Dados: ρ = 998,7 k g m 3 ; c p = 4183,8 J k g ∙ ℃ ; h f g = 4183,8 J k g ∙ ℃ ℃ ℃
Repita o Prob. 8–23 para um coeficiente de transferência de calor de 40 W/m2􏰊K.Dados: Para 1a t m ou 100 ° C : h f g = 2257 k J k g
Considere o escoamento em um tubo cuja temperatura da superfície permanece constante. Qual é a diferença de temperatura adequada para uso na lei de Newton do resfriamento com coeficiente médio de tra