Uma sonda estática de Pitot com frequência pode ser vista na parle inferior de um avião (Figura). À medida que o avião voa, a sonda mede a velocidade relativa do vento. Essa é uma medição lagrangiana ou euleriana? Explique.
Passo 1
Vamos lá! O enunciado diz que a sonda fica na parte inferior do avião e com isso ela se move na velocidade do avião, o objetivo é medir a velocidade relativa do vento.
Mas peraí, se a sonda não esta na mesma velocidade do fluido que ela esta analisando (o vento) então a medição não pode ser lagrangiana, porque a medição lagrangiana mede a mesma massa identificada. Certo?
Só que nesse caso a sonda de Pitot esta se movendo! E agora?
Nesse caso é um caso onde o volume de controle é móvel, por isso é um pouco diferente, nesse caso o fluido não entra e sai na sua velocidade. Aqui a vazão massica do fluido é deteminada pela velocidade relativa entre o vento e o avião.
Mas, apesar de ser uma situação diferente, ainda assim esta sendo medida uma veriável em um local específico e determinado (ainda que móvel). Logo a medida é euleriana.
Resposta
Essa é uma medida euleriana, pois estamos medindo uma variável de campo em um local específico no espaço em relação ao movimento do avião.