A vazão mássica de água em um tubo é medida usandose um recipiente para coletar água durante um intervalo de tempo cronometrado. A vazão mássica nominal é de 100 g/s. Suponha que a massa é medida com uma balança com precisão de 1 g e capacidade máxima de 1 kg, e que a contagem mínima do cronômetro é 0,1 s. Estime os intervalos de tempo e as incertezas na vazão medida que resultariam da utilização de recipientes de 100, 500 e 1000 mL. Haveria alguma vantagem em se usar o recipiente maior? Considere que a massa de tara do recipiente de 1000 mL, vazio, é de 500 g.
Passo 1
Fala aí galera, vamos para mais um problema de mecânica dos fluidos. Primeiramente, sabemos que:
Considerando e substituindo os valores:
Agora a gente tem que prestar bastante atenção! O recipiente é de mas a capacidade da balança é de e o recipiente vazio já pesa , então só podemos encher até a marca de !
Passo 2
As incertezas são dadas por metade da contagem mínima do instrumento, então para a balança e para o cronômetro
A incerteza na massa é dada por:
E do tempo:
Já a incerteza da vazão mássica:
Passo 3
Agora a gente precisa calcular as incertezas!!
Relembrando que e
Para o recipiente de , com
Para o recipiente de , com
Para o recipiente de , com
Lembrando que ele foi cheio até a marca de !
Comparando as respostas a gente percebe que a incerteza diminuiu com o aumento do recipiente de para o que leva a pensarmos que é vantajoso usar um recipiente maior! Porém como a balança tem capacidade máxima de e que ainda temos que considerar o peso do recipiente, não faz sentido aumentar o tamanho do recipiente!