15. A FIGURA Q5.15 mostra um tubo oco formando três quartos de um círculo. Ele está colocado, deitado, sobre uma mesa horizontal. Uma bola é colocada em movimento no tubo em alta velocidade. Quando ela emerge pela outra extremidade, ela segue a trajetória A, B ou C? Explique.

Passo 1

Olha só! A bola é colocada no tubo já em movimento e percorre o tubo. Como a questão nos diz que o tubo não tem atrito, então a bolinha segue seu movimento normalmente

Temos então apenas a presença da aceleração centrípeta, que age enquanto a bolinha percorre o tubo com formato circular. Quanto chega na saída do tubo, a aceleração centrípeta deixa de agir... Pelo que a velocidade da bolinha, que tem sempre direção tangencial aponta verticalmente para cima.

Logo, a nossa bolinha tem a tendência de seguir uma trajetório tangencial ao ponto de saída. Ou seja, a provável trajetória da bolinha é a trajetória C .

Resposta

T r a j e t ó r i a   C

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados