19- Um pequeno anel circular está no interior de uma espira maior, que está conectada a uma bateria e a uma chave, como indica a Figura . Use a lei de Lenz para determinar o sentido da corrente induzida no pequeno anel
logo após a chave ser fechada
após ter sido fechada há muito tempo
logo após ter sido reaberta, depois de estar fechada por um longo tempo.
Passo 1
Imediatamente após ser fechada o campo magnético no centro começa a aumentar gradativamente e para tentar anular esse campo a espira menor começa a produzir um campo no sentido contrário.
A corrente na espira maior é no sentido da fonte e é no sentido anti-horário, por conta disso o campo magnético causado por ela no centro da espira é no sentido para fora do papel (por conta da regra da mão direita), a induzida é um campo contrário (no sentido de entrar no papel), então a corrente induzida no anel menor é no sentido horário.
Os sentidos estão na figura abaixo.
Passo 2
Na letra , todas as correntes se estabilizaram em um valor fixo, assim como os campos magnéticos não tendo nenhuma variação de nada. Então a corrente induzida será nula pois não há variação de campo magnético nem de área.
Passo 3
No instante que a chave é aberta a corrente na espira maior começa a diminuir, e para fazer com que o campo magnético no centro volte ao normal a espira maior começa a produzir um campo magnético induzido de forma a sair da folha do papel (a corrente na espira maior não muda de direção por ter aberto a chave), então a corrente induzida pela regra da mão direita é no sentido anti-horário.