Enunciado

Qual das alternativas a seguir não é uma das quantidades básicas no sistema SI? (a) massa, (b) comprimento, (c) energia, (d) tempo, (e) todas estas são quantidades básicas.

Passo 1

Faaala! Queremos saber qual dessas grandezas não é uma quantidade básica do SI. Então, para responder essa pergunta a gente precisa lembrar quais são as 7 quantidades básicas do SI. São elas:

- comprimento

- massa

- tempo

- corrente elétrica (movimentação de elétrons)

- temperatura termodinâmica (grau de agitação das moléculas de um corpo)

- quantidade de moléculas de uma substância

- intensidade de luz (quantidade de luz produzida por uma fonte luminosa)

Repara que nessa listinha já temos massa, comprimento e tempo. Então essas com certeza são quantidades básicas do SI. Já a energia não aparece nessa listinha. Então essa é a nossa resposta.

Percebe também que nenhuma dessas grandezas é a energia, só que com outro nome, ou é um tipo de energia, isso porque a energia é a capacidade de movimentar ou modificar um corpo.

Repara que temos na listinha grandezas que medem a movimentação em si, mas não a capacidade de criar esse movimento, então nenhuma delas é energia.

Logo, energia não vai ser uma grandeza básica.

Resposta

Letra (c).

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

É possível que a soma de três vetores de mesma magnitude seja igual a zero? Se sim, represente a resposta graficamente. Se não, explique.
Escreve cada uma das seguintes quantidades sem usar prefixos: (a) 40μ W , (b) 4n s , (c) 3M W , d 25k m .
Um vetor tem uma componente x negativa e uma componente y positiva. O seu ângulo medido no sentido anti-horário a partir da porção positiva do eixo x é (a) entre zero e 90 graus, (b) entre 90 e 180 gr
O número 0,0005130 tem _____ algarismos significativos. (a) um, (b) três, (c) quatro, (d) sete, (e) oito.
Se x está em pés, t está em milissegundos, e v está em pés por segundo, quais são as unidades das constantes C 1 e C 2 em cada parte do problema 23 ?Itens do problema 23: (a) x = C 1 + C 2 t , (b) x =