Uma amostra de oxigênio com um volume de a e se expande até um volume de a uma pressão de . Determine (a) o número de mols de oxigênio presentes na amostra e (b) a temperatura final da amostra.
Passo 1
Vamos aplicar a lei dos gases ideais:
Vamos aplicar isso ao estado inicial do gás, já que ainda não temos a temperatura do estado final.
Mas primeiro precisamos converter tudo para as unidades do Sistema Internacional:
Agora sim:
Passo 2
Beleza, agora que sabemos o número de moles (que não muda ao longo do processo), podemos usar novamente a lei dos gases ideais pra descobrir a temperatura do gás no estado final:
Mas antes vamos converter o volume para o SI:
E agora podemos substituir:
Resposta
A temperatura final é .
Exercícios de Livros Relacionados
Um vaso de 10,0-L contém gás a uma temperatura de 0, 0 º C e uma pressão de 4, 0 ATM. Quantos mols de gás estão no vaso? Quantas moléculas?
Imagine que 10,0 g de hélio líquido, inicialmente a 4,20 K, evapore para um balão vazio que é mantido à pressão de 1,00 atm. Qual é o volume do balão em (a) 25,0 K e (b) 293 K?
Um motorista infla os pneus de seu carro a uma pressão do calibre de 180 kPa em um dia em que a temperatura é -8,0 º C. Quando ele chega ao seu destino, a pressão dos pneus aumentou para 245 kPa. Qual
Uma baixa pressão de 1.0x10 - 8 Torr pode ser atingida usando-se uma bomba de difusão a óleo. Quantas moléculas há em 1, 0 cm3 de um gás nesta pressão, se a sua temperatura é 300 K?
Um gás ideal em um cilindro equipado com um pistão (Figura 17-20) é prendido em pressão fixa. Se a temperatura do gás aumenta de 50 ° a 100 ° c, por qual razão o volume muda?