Um balão de ar quente de massa M desce verticalmente com uma aceleração para baixo de módulo a . Que massa (lastro) deve ser jogada para fora para que o balão tenha uma aceleração para cima de módulo a ? Suponha que a força vertical para cima do ar quente sobre o balão não muda com a perda de massa.

Passo 1

Inicialmente precisamos entender quais forças estão agindo neste problema e também a direção e sentido de cada uma.

Neste problema o enunciado nos diz que existe uma força constante, vertical e para cima que é provocada pelo ar quente sobre o balão. Além desta, temos também o peso do balão que atua na vertical e agindo para baixo.

Aplicando a segunda lei de Newton para este caso, temos para a primeira situação:

F a - P = - M a     e q . 1

OBS: Esse menos do lado direito da equação foi colocado porque inicialmente a aceleração aponta para baixo, no mesmo sentido do peso.

Para a segunda situação:

F a - P ' = M ' a     e q . 2

Onde P ' e M ' são o peso e a massa nova.

Passo 2

Vamos reescrever a e q . 2 isolando F a e substituindo M ' = M - m f , sendo M a massa do balão inicial e m f a massa jogada fora:

F a = M a + M g - m f a - m f g     e q . 3

Passo 3

Para determinar m f vamos substituir a e q . 3 na e q . 1 :

M a + M g - m f a + g - M g = - M a

2 M a - m f a + g = 0

Isolando m f :

m f = 2 M a a + g

Resposta

m f = 2 M a a + g

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A mochila de um astronauta pesa 17,5 N quando ela está na superfície terrestre, mas somente 3,24 N na superfície de um asteroide. Qual é a aceleração da gravidade nesse esteroide?Qual é a massa da moc
Uma bola de boliche pesa 71,2 N . O jogador aplica sobre ela uma força horizontal de 160 N . Qual o módulo da aceleração horizontal da bola?
Você está em um trem que se move com uma velocidade constante em relação ao solo. Você atira uma bola para um amigo que está sentado alguns bancos à sua frente. Use a segunda lei de Newton para explic
Você viaja em um elevador. Descreva duas situações nas quais seu peso aparente é maior que seu peso real.
Se você colocar suavemente um prato de louça fina sobre a mesa, ele não se quebrará. No entanto, se você o largar de uma altura, ele poderá muito bem se quebrar. Discuta as forças que atuam sobre o pr