Um bloco cúbico com densidade e lados de comprimento L flutua sobre um líquido de densidade maior · (a) Que fração do volume do bloco fica acima da superfície do líquido? (b) O líquido é mais denso que a água (densidade igual a ) e não se mistura com ela. Derramando-se água sobre a superfície do líquido, qual deve ser a camada de água para que sua superfície livre coincida com a superfície superior do bloco? Expresse a resposta em termos de (c) Calcule a profundidade da camada de água da parte (b) se o líquido for mercúrio e o bloco for de aço com lado .
Passo 1
Falaaaa moçadinha, show de bola?
Como diz o Homem de ferro “Eu tenho um plano. Ataque!”
Bora atacar esse problemaaaaaaa junto comigoo.
Para resolvermos esse problema, devemos aplicar os nossos conhecimentos sobre a deslocamento e empuxo quando há um corpo flutuando em um fluido
Então bora lá
- Para resolver essa questão, deveremos aplicar um balanço de forças. Sabendo disto, temos que o empuxo é igual ao peso, portanto:
- Para que a superfície coincida com a superfície superior da água, temos que o empuxo sobre o bloco relativo à água mais o empuxo relativo ao líquido são equivalentes ao peso do bloco, que se encontra completamente submerso, resumindo
- Para resolvermos essa questão, iremos precisar aplicar a equação encontrada no exercício anterior, ou seja, a letra b, borá lá:
Portanto, o volume emerso é igual á
Passo 2
Portanto, a camada de água deve ser igual a
Passo 3
Portanto, a camada de água possui uma dimensão de
“Às vezes é preciso aprender a correr antes de começar a andar”
Resposta
- Portanto, o volume emerso é igual á
- Portanto, a camada de água deve ser igual a
- Portanto, a camada de água possui uma dimensão de