A boca de um bebê está a 30   c m de distância do ouvido do pai e a 1,50   m do ouvido da mãe. Qual é a diferença entre o nível de intensidade do som ouvido pelo pai e o nível de intensidade do som ouvido pela mãe?

Passo 1

Vamos usar os subíndices p para o pai e m para a mãe. Usando a equação de intensidade sonora:

β = 10   d B log ⁡ I I 0

E a lei do quadrado inverso para a intensidade:

I p I m = r m r p 2

Podemos calcular a diferença de intensidades.

Passo 2

Para isso, basta fazermos:

∆ β = β m - β p = 10   d B log ⁡ I p I 0 - 10   d B log ⁡ I m I 0

Reescrevendo:

∆ β = 10   d B log ⁡ I p I 0 I m I 0 = 10   d B log ⁡ I p I m

E substituindo o que está dentro do log:

∆ β = 10   d B log ⁡ r m r p 2 = ( 20   d B ) log ⁡ r m r p

Passo 3

Por fim, a gente substitui os valores das distancias:

∆ β = ( 20   d B ) log ⁡ r m r p

∆ β = 14   d B

Resposta

14   d B

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Você está parado a uma distância D de uma fonte sonora pontual e isotrópica. Caminha 50 m em direção a fonte e obsserva que a intensidade dobrou. Calcule a distância D .
A intensidade do som é 0,0080 W / m ² ² a uma distância de 10 m de uma fonte pontual isotrópica. ( a ) Qual é a potência da fonte? ( b ) Qual é a intensidade sonora a 5 m de distância da fonte? ( c )
Dois diapasões iguais oscilam com uma frequência de 400 H z . Uma pessoa está situada entre os dois diapasões. Calcule a frequência de batimento ouvida por essa pessoa se ( a ) se estiver parada e os
( a ) Se duas ondas sonoras , uma no ar e outra na água doce, têm a mesma frequência e a mesma intensidade, qual é a razão entre a amplitude de pressão da onda na água e a amplitude de pressão da onda
Uma onda sonora com uma frequência 300H z tem uma intensidade de 1,00μ W / m 2 . Qual é a amplitude das oscilações do ar causadas pela onda?