Campos elétricos em um átomo. Os núcleos de grandes átomos, como o urânio com prótons, podem ser modelados como esferas simétricas de carga. O raio do núcleo de urânio é de aproximadamente . Qual é o campo elétrico que esse núcleo produz fora da sua superfície? Qual módulo do campo elétrico ele produz na distância dos elétrons, que é de aproximadamente ? Os elétrons podem ser modelados de modo a formar uma casca uniforme com carga negativa. Qual campo elétrico líquido eles produzem no local do núcleo?
Passo 1
Sabendo que o fluxo elétrico é dado por:
Temos que essa equação define o fluxo de um campo elétrico que passa perpendicularmente por uma área.
Então, o que se quer dizer é que devemos determinar, para cada uma das faces do cubo, um vetor normal a área das faces que define o sentido do fluxo. Então, o que devemos usar para esse caso é a equação geral da lei de Gauss:
Onde é o fluxo elétrico total que passa pela superfície fechada e é a carga total que se encontra no interior dessa superfície.
Considerando a superfície esférica do núcleo do urânio como a superfície gaussiana, a sua área se mantém constante e, portanto:
Passo 2
Dessa forma, utilizando essa última equação:
Passo 3
Agora, como se deseja determinar o campo elétrico na distância dos elétrons, tomamos uma superfície gaussiana esférica de raio igual a essa distância, tal que . Então:
Passo 4
Como os elétrons se encontram numa região fora do raio do núcleo, então no local do núcleo não existem cargas provenientes dos elétrons e, portanto, o campo elétrico nessa região é nulo.
Resposta