Enunciado
Física - Halliday - Vol 3- Ed: 4º - Capítulo 29.Questionário - Ex. 15
Um capacitor está ligado aos terminais de uma bateria as cargas que consequentemente aparecem nas placas do capacitor dependem da resistência interna da bateria?
Passo 1
Bora timeee, que o jogo com o Responde Aí fica fácil, então segue o jogo aqui que você vai fazer um golaço, pega aí supondo que o capacitor não esteja inicialmente carregado, antes de ser conectado à bateria, cada placa de metal tem uma quantidade igual de prótons (carga positiva) e elétrons altamente móveis (carga negativa), de modo que cada placa é eletricamente neutra e não há tensão (diferença de potencial) entre as placas.
Quando o capacitor é conectado a uma bateria, o terminal positivo da bateria atrai elétrons da placa conectada a ele, movendo-os para o terminal positivo da bateria. Isso deixa um déficit de elétrons naquela placa, tornando-a carregada positivamente.
Simultaneamente, o terminal negativo da bateria fornece uma quantidade igual de elétrons à placa conectada a ele, dando-lhe um excesso de elétrons, tornando a placa carregada negativamente.
Esse movimento de elétrons de uma placa para o terminal positivo da bateria e do terminal negativo da bateria para a outra placa é a corrente do capacitor. Observe que os elétrons não viajam através do material isolante (dielétrico) entre as placas.
Você pode pensar nisso aproximadamente em termos de elétrons sendo "puxados" de uma placa e "empurrados" para a outra pela força do campo elétrico produzido pela bateria, mas que as cargas ficam "presas" nas placas porque eles não podem passar pelo dielétrico isolante.
Eventualmente, como você já deve saber, a bateria para de mover elétrons entre as placas quando a diferença de potencial entre as placas é igual à da bateria.
Resposta
Resposta nos passos