Enunciado
Física - Tipler - Vol 2- Ed: 6º - Capítulo 23.1 - Ex. 79
Uma carga puntiforme positiva está localizada no eixo em . (a) Quanto trabalho é necessário para trazer uma carga puntiforme idêntica do infinito ao ponto no eixo em ? (b) Com as duas cargas puntiformes idênticas nos lugares, em e em , quanto trabalho é necessário para trazer uma terceira carga puntiforme até a origem? (c) Quanto trabalho é necessário para mover a carga da origem até o ponto no eixo em ao longo do caminho semicircular mostrado?
Passo 1
Fala galera, essa questão trata sobre energia potencial! Lembre-se que o trabalho necessário para levar uma carga de um ponto (que está em um potencial elétrico ) até um ponto (que está em um potencial elétrico ) é:
Vamos usar essa ideia no exercício.
Passo 2
- Aqui temos o ponto como e como sendo o infinito. Logo,
- Agora, nosso ponto é a origem e continua sendo a origem. Temos:
- Agora, nosso ponto é e o ponto é a origem:
e . Logo,
E . Logo,
Logo,
Resposta
- .
Exercícios de Livros Relacionados
Boa parte do material dos anéis de Saturno está na forma de pequenos grãos de poeira com um raio da ordem de 10 - 6m . Os grãos se encontram em uma região onde existe um gás ionizado rarefeito e podem
A diferença de potencial elétrico entre a terra e uma nuvem de tempestade é 1,2 . 10 9V . Qual é o módulo da variação da energia potencial elétrica de um elétron que se desloca da nuvem para a terra?
Por que o elétron-volt é frequentemente uma unidade mais conveniente para energia do que o joule?
Como poderíamos comparar um próton-volt a um elétron-volt? A massa de um próton é 1.840 vezes a massa de um elétron.
Em um relâmpago típico, a diferença de potencial entre e a terra é de 1,0 × 10 9V e a quantidade de carga transferida é de 30C . (a) Qual é a variação de energia da carga transferida? (b) Se toda a en