Um copo de 200 mL que está meio cheio de água está na panela esquerda de uma balança e uma quantidade suficiente de areia é colocada na panela direita para equilibrar a balança. Um cubo de 4,0 cm de largura que está preso a um barbante é então baixado na água para que fique completamente submerso, mas sem tocar no fundo do copo. Um pedaço de latão de massa m é então adicionado à panela direita para restaurar o equilíbrio. O que é m?
Passo 1
Primeiramente calma! Apesar de parecer algo de outro mundo a questão é bem simples e com alguns poucos passos vamos conseguir resolvê-la. Vamos relembrar a fórmula de densidade:
Sabendo que a densidade de um material é o produto da massa pelo volume então temos que:
Que é um valor que já conhecemos bem:
Na questão foi dado a largura do cubo então agora vamos calcular seu volume:
Passo 2
Para o sistema voltar ao equilíbrio é necessário o acréscimo de um peso adicional na panela da direita que se iguale ao empuxo que água exerce sobre o cubo. Mas o que é o empuxo? Ele é uma força vertical que é recebido por um corpo sólido mergulhado em um fluido e o módulo do empuxo é igual ao peso do fluido deslocado.
Calculando o Empuxo exercido no cubo pela água:
Sabemos que o volume de água deslocada vai ser igual ao volume do sólido mergulhado então:
Passo 3
O que foi utilizado para equilibrar a balança do outro lado foi um pedaço de latão então vamos organizar assim:
Agora acabou! Sim isso mesmo, agora que temos o necessário para resolver a questão e só igualar a equação obtida no passo anterior com o peso do pedaço de latão.
Igualando as equações: