Duas moléculas têm momentos de dipolo de igual magnitude. Os momentos de dipolo estão orientados em várias configurações, como mostra a figura 21-35. Determine a direção e o sentido do campo elétrico em cada uma das configurações enumeradas. Explique suas respostas.
Passo 1
Lembre-se que um dipolo aponta da carga negativa para a carga positiva.
- Veja o esquema a seguir:
Note que em pontos na mediatriz do dipolo, o campo será vertical.
- Em 1, como os dois dipolos apontam para cima, vemos que o campo resultante será para baixo.
- Em 2, as cargas positivas gerarão um campo de afastamento, e as negativas de aproximação. Mas como as positivas estão mais próximas do ponto 2, segue que o campo será de afastamento, ou seja, apontará para cima.
- Em 3, as cargas positivas gerarão um campo de afastamento, e as negativas de aproximação. Mas como as negativas estão mais próximas do ponto 3, segue que o campo será de aproximação, ou seja, para cima.
- Temos
- No ponto 1, o dipolo mais à esquerda fará um campo para baixo (ver a figura acima) e o dipolo mais à direita fará um campo para cima. Como este dipolo está mais próximo de 1, vemos que o campo é para cima.
- No ponto 2, a carga positiva da esquerda e a carga negativa da direita irão criar um campo elétrico para a direita; já a carga negativa da esquerda e a carga positiva da direita irão criar um campo elétrico para a esquerda. Mas com o campo das cargas superiores é maior, segue que o campo é direcionado para a direita.
- No ponto 3, usamos o mesmo raciocínio para 2; veja que agora as coisas se invertem. Assim, o campo é direcionado para a esquerda.
- Note que a carga positiva do dipolo inferior praticamente anula a carga negativa do dipolo superior. Assim, lidamos apenas com a carga negativa do dipolo inferior e a carga positiva do dipolo superior.
- No ponto 1, a carga positiva superior e a negativa inferior farão um campo direcionado para a direita.
- No ponto 2, a carga positiva faz um campo para cima e a carga negativa para baixo. Como a carga positiva está mais perto do ponto 2 do que a carga negativa, segue que o campo é para cima.
- No ponto 3, a carga negativa faz um campo para cima e a carga negativa para baixo. Como a carga negativa está mais perto do ponto 3 do que a carga positiva, segue que o campo é para cima.
- Temos
- No ponto 1, cada par de carga (localizadas na mesma vertical) faz um campo para baixo no ponto 1. Assim, o campo no ponto 1 é para baixo.
- No ponto 2, as cargas positivas fazem um campo para cima e as negativas um campo para baixo. Como as cargas positivas estão mais perto do ponto 2 do que as cargas negativas, segue que o campo é para cima.
- No ponto 3, as cargas negativas fazem um campo para cima e as positivas um campo para cima. Como as cargas negativas estão mais perto do ponto 2 do que as cargas positivas, segue que o campo é para cima.
Passo 2
Passo 3
Passo 4
Resposta
- Baixo, cima, cima
- Cima, direita, esquerda
- Baixo, cima, cima
- Baixo, cima, cima
Exercícios de Livros Relacionados
21.63 A distância entre duas cargas puntiformes q 1 =- 4,5n C e q 2 =+ 4,5n C é igual a 3,1m m , formando um dipolo elétrico. ( a ) Calcule o momento de dipolo elétrico (módulo, direção e sentido).( b
21.69 Torque sobre um dipolo. Um dipolo elétrico com momento de dipolo p → está em um campo elétrico uniforme E → . ( a ) Determine as orientações do dipolo para as quais o torque sobre o dipolo é igu
21.66 O momento de dipolo da molécula de água ( H 2 O ) é 6,17 ⋅10 - 30 C ⋅ m . Suponha que a molécula de água esteja na origem com o momento de dipolo elétrico p → apontando no sentido + x . Um íon d
21.65 No E x e m p l o21.15 , deduzimos o resultado aproximado E = p 2 π ϵ 0 y 3 para o campo elétrico ao longo do eixo de um dipolo elétrico. ( a ) Deduza novamente essa relação, colocando as frações
21.67 Tensão superficial. A superficie de um líquido polar, tal como a água, pode ser considerada uma série de dipolos encadeados no arranjo estável, em que os vetores do momento de dipolo estão paral