Duas partículas , ambas com uma carga de valor absoluto 12 nC, ocupam dois vértices de um triângulo equilátero com 2,0 m de lado. Determine o módulo do campo elétrico no terceiro vértice (a) se as duas cargas forem positivas e (b) se uma das cargas for positiva e a outra for negativa.
Passo 1
Temos o seguinte problema, duas cargas de módulo Q = 12nC colocadas nos vértices de um triângulo equilátero com d=2,0 m de lado. Para compreender, fica muito mais fácil com uma figura, vamos primeiro olhar para o caso (a), onde as cargas são positivas.
Temos que as componentes horizontais se anulam sobrando apenas as componentes verticais. Agora podemos utilizar a formula do campo elétrico.
Passo 2
Relembrando a formula do campo elétrico:
Porem, como estamos falando da componente y do campo elétrico, temos que multiplicar o campo E por sin(θ), já que queremos o cateto oposto ao ângulo:
Bem, esse é o campo de uma das cargas. Dessa forma:
Lembrando que no caso de triângulos equilátero, o ângulo interno é 60º, temos:
Passo 3
No caso (b) onde as partículas tem sinais opostos, o campo elétrico tem componente apenas na direção horizontal, pois as componentes verticais se anulam. Temos o mesmo caso, porém, como queremos agora os catetos adjacentes multiplicamos o campo elétrico pelo cos(θ):
Resposta
(a)
(b)