Um elétron em movimento na direção +x entra numa região que tem um campo magnético uniforme na direção +y. Quando o elétron entra nesta região, (a) será desviado para a direção +y, (b) será desviado para a direção -y, (c) será desviado para a direção +z, (d) será desviado para a direção -z, (e) continuará sem ser desviado na direção +x.

Passo 1

Eae galera! Belezinha? Vamos lá! A aplicação da regra da mão direita indica que um corpo com carga positiva experimentaria uma força descendente e, na ausência de outras forças, seria desviado para baixo. Como a direção da força magnética sobre um elétron é oposta à da força sobre um objeto com carga positiva, um elétron será defletido para cima. Logo o item c) é o correto.

Resposta

c ) .

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine o trabalho necessário para girar 180 ∘ um dipolo elétrico em um campo elétrico uniforme E → , em termos do momento de dipolo p e o ângulo inicial θ 0 entre p → e E → .
Um elétron é forçado a se mover ao longo do eixo do anel de cargas discutido na Seção 26-4. Mostre que o elétron pode desenvolver pequenas oscilações, através do centro do anel, com uma frequência dad
Um elétron é lançado conforme mostrado na Fig. 26-41, com uma velocidade v 0 = 5,83 × 10 5m / s e a um ângulo θ = 39 , 0 ∘ ; E = 1870N / C (direcionada para cima), d = 1,97c m e L = 6,20c m . O elétro