Enunciado
Física - Young and Freedman - Vol 2- Ed: 14º - Capítulo 16.Questões para Discussão - Ex. 20
Estrelas que não são o nosso Sol normalmente parecem inertes quando vistas com telescópios. Entretanto, os astrônomos podem facilmente usar a luz dessas estrelas para verificar que elas estão girando e até mesmo medir a velocidade de sua superfície. Como eles conseguem fazer isso?
Passo 1
Fala galera, bora lá! Para resolução do problema, utilizaremos os conhecimentos do capitulo 16, mais precisamente o tópico 16.8, sobre efeito Doppler em ondas eletromagnéticas.
Passo 2
O efeito Doppler para ondas eletromagnéticas é bem usual na astronomia, onde os astrônomos comparam o comprimento de onda da luz proveniente de uma estrela longínqua com o emitido pelo mesmo elemento na Terra. A luz que sofre um efeito Doppler, tem sua frequência deslocando para valores mais elevados quando a estrela se aproxima de um observador na Terra, e se desloca para frequências mais baixas quando a estrela se afasta.
Passo 3
O desvio Doppler é geralmente interpretado como resultante do movimento das galáxias que se afastam e consequentemente se movimentam.
Portanto, o que os cientistas observam para verificar se elas estão girando e sua velocidade, é a frequência emitida pela estrela.
Resposta
Portanto, o que os cientistas observam para verificar se elas estão girando e sua velocidade, é a frequência emitida pela estrela.