Enunciado

Estrelas que não são o nosso Sol normalmente parecem inertes quando vistas com telescópios. Entretanto, os astrônomos podem facilmente usar a luz dessas estrelas para verificar que elas estão girando e até mesmo medir a velocidade de sua superfície. Como eles conseguem fazer isso?

Passo 1

Fala galera, bora lá! Para resolução do problema, utilizaremos os conhecimentos do capitulo 16, mais precisamente o tópico 16.8, sobre efeito Doppler em ondas eletromagnéticas.

Passo 2

O efeito Doppler para ondas eletromagnéticas é bem usual na astronomia, onde os astrônomos comparam o comprimento de onda da luz proveniente de uma estrela longínqua com o emitido pelo mesmo elemento na Terra. A luz que sofre um efeito Doppler, tem sua frequência deslocando para valores mais elevados quando a estrela se aproxima de um observador na Terra, e se desloca para frequências mais baixas quando a estrela se afasta.

Passo 3

O desvio Doppler é geralmente interpretado como resultante do movimento das galáxias que se afastam e consequentemente se movimentam.

Portanto, o que os cientistas observam para verificar se elas estão girando e sua velocidade, é a frequência emitida pela estrela.

Resposta

Portanto, o que os cientistas observam para verificar se elas estão girando e sua velocidade, é a frequência emitida pela estrela.

Exercícios de Livros Relacionados

É comum estrelas existirem aos pares, girando em torno de seu centro de massa comum. Se uma das estrelas é um buraco negro, ela é invisível. Explique como a existência de um desses buracos negros pode
Os novos alojamentos de estudantes de uma universidade têm a forma de um semicírculo envolvendo a metade da pista de esportes. Para estimar a rapidez do som no ar, um estudante de física ambicioso pos
Um morcego, voando de encontro a um obstáculo estacionário a 12 m / s , emite pulsos sonoros breves, de alta frequência, com uma frequência de repetição de 80,0 H z . Qual é o intervalo entre os tempo
Um observador está se afastando a 80m / s de uma fonte que está estacionária em relação ao ar. Determine a frequência escutada pelo observador.
Uma fonte sonora se move a 80m / s ao encontro de um observador estacionário no ar parado. (a) Determine o comprimento de onda do som na região entre a fonte e o observador. (b) Determine a frequência