Enunciado

Dois diapasões vibram com frequências idênticas, porém um está fixo e o outro está montado na beirada de uma plataforma giratória. O que um ouvinte escutará? Explique.

Passo 1

Fala galera, bora lá! Neste exercício consideremos que dois diapasões vibram com frequências idênticas, porém um está fixo e o outro está montado na beirada de uma plataforma giratória.

Assim, queremos saber o que um ouvinte ouvirá.

Passo 2

Pela equação (16.29) do capítulo 16 da secção 16.8 temos que:

f 0 = v + v 0 v + v s f s

Onde, f 0 é a frequência do ouvinte, f s é a frequência da fonte, v s é a velocidade da fonte, v é a velocidade do som e v 0 é a velocidade do ouvinte.

Passo 3

Como o ouvinte está em repouso, temos que, v 0 = 0 , assim obtemos que:

f 0 = v v + v s f s

Para o primeiro diapasão o que está fixo, temos que, v s = 0 , logo:

f 0 = f s

Agora, para o segundo diapasão v s ≠ 0 , logo:

f 0 = v v + v s f s

Resposta

Assim, enquanto o primeiro diapasão resultará em um som constante em relação a amplitude o outro apresentará uma variação em sua amplitude.

Exercícios de Livros Relacionados

Duas ondas senoidais iguais, a não ser pela fase, se propagam no mesmo sentido em uma corda, produzindo uma onda resultante y x , t = 3,0 m m s e n ( 20 x - 4,0 t + 0,820 r a d ) , com x em metros e t
Com um programa de desenho ou um compasso, desenhe arcos circulares de raio 1 cm, 2 cm, 3 cm, 4 cm, 5 cm, 6 cm e 7 cm centralizados em cada um dos dois pontos (P1 e P2) a uma distância d = 3,0 cm sepa
Duas ondas progressivas iguais, que se propagam no mesmo sentido, estão defasadas de π / 2r a d . Qual é amplitude da onda resultante em termos da amplitude comum y m das duas ondas?
Dois alto-falantes, A e B, são alimentados pelo mesmo amplificador e emitem ondas senoidais em fase. A frequência das ondas emitidas por cada alto-falante é de 860 Hz. O ponto P está a 12,0 m de A e a