Enunciado

No exemplo 24-2, uma carga colocada no ponto R, na Fig. 24-7b está em equilíbrio porque nenhuma força atua sobre ela. Verifique se esse equilíbrio é estável (a) para deslocamentos ao longo do eixo x e (b) para deslocamentos perpendiculares a esse eixo.

Passo 1

Essa resposta é especial para os que fazem parte da sociedade dos vilões do nosso malvado favorito Gru! Mas aqui no Responde Aí você tem acesso a tudo, então bora lá, como pode ser visto na figura do exemplo, a carga está em equilíbrio no ponto R. Agora, para determinar a natureza desse equilíbrio ao longo dos eixos x e y, deslocamos a carga por meio de um pequeno deslocamento ao longo dessas direções separadamente.

Passo 2

Para a direção x:

Vamos deslocar a carga através de um pequeno deslocamento x.

Como a carga fixa negativa é maior, a carga tende a ser atraída pela carga fixa. Deixe a força devida à carga esquerda ser F1 e que devido à carga certa seja F2.

Como a força eletrostática é inversamente proporcional ao quadrado da distância, então F1 será menor que F2. Portanto, a força resultante sobre a carga será para a direita, ou seja, para longe da posição de equilíbrio R.

Portanto, a carga está em equilíbrio instável ao longo do eixo x.

Passo 3

Para a direção y:

Vamos deslocar a carga através de um pequeno deslocamento y.

imagens de SEO

Como a carga fixa negativa é maior, a carga tende a ser atraída pela carga fixa.

Como a carga não há simétrica em relação a ambas as cargas fixas, então F1 não será igual a F2.

Portanto, os componentes horizontais de ambas as forças serão cancelados e os componentes verticais das forças serão subtraídos. Assim, a força resultante sobre a partícula carregada será verticalmente para baixo, ou seja, em direção à posição de equilíbrio.

Portanto, a carga está em equilíbrio estável ao longo do eixo y.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Exercícios de Livros Relacionados

(a) Que cargas iguais e positivas teriam que ser colocadas na Terra e na Lua para neutralizar a atração gravitacional entre os dois astros? (b) Por que não é necessário conhecer a distância entre a Te
Determine X nas seguintes reações nucleares: (a) 1 H +9 B e → X + n ; (b) 12 C +1 H → X ; (c) 15N +1 H →4 H e + X . (Sugestão: consulte o Apêndice F.)
Na FIg. 24-5 a força sobre a carga inferior aponta para cima e é finita. O adensamento das linhas de força, conduto, sugere que E é infinitamente grande no local em que se encontra a carga. Qual a sol
Duas cargas, uma positiva e outra negativa de módulos iguais estão situadas sobre uma linha reta. Qual a direção e o sentido do campo elétrico (a) entre as cargas, (b) fora da região entre as cargas e
A Fig. 24-3 mostra que E tem o mesmo valor para todos os pontos na frente de uma chapa infinita uniformemente carregada, não importando quão distantes estejam da chapa, isto é razoável?