Os exercícios de 21 a 23 cada qual um diagrama de corpo livre. Para cada um:

  1. Refaça o diagrama de corpo livre;
  2. Redija uma descrição curta de algum objeto real para o qual este diagrama de corpo livre seja correto. Use como modelos de descrição a ser feita os exemplos 5.4 , 5.5 e 5.6 .

Passo 1

Olá, tudo bem?

Vou começar analisando o diagrama e fazendo a letra b), certo?

Letra b)

O diagrama de corpo livre mostra três forças. Existe uma força gravitacional F → G , que aponta para baixo. Existe uma força normal rotulada n → , que aponta para cima. As forças F → G e n → são mostradas com vetores do mesmo comprimento, direção e sentidos opostas, portanto a força vertical resultante é zero. Sendo assim, temos um objeto no chão que não está se movendo na direção vertical.

Há também uma força f → c para a esquerda. Essa deve ser uma força de atrito e precisamos decidir se é atrito estático ou cinético. A força de atrito é a única força horizontal, portanto a força horizontal resultante deve ser f → c . Isso significa que há uma força resultante para a esquerda produzindo uma aceleração nessa direção. Tudo isso implica que o objeto está movimento e, portanto, a força de atrito é cinética. Uma descrição possível é: "Uma pessoa está escorregando no chão".

Passo 2

Letra a)

Com base na descrição que fizemos no passo anterior, podemos refazer o desenho assim:

Beleza?

Espero ter ajudado!

Vamos pra próxima?

Resposta

a )

b ) U m a   p e s s o a   e s t á   e s c o r r e g a n d o   n o   c h ã o

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados