Explique por que a seguinte afirmativa é verdadeira: Para aumentar o rendimento de uma máquina de Carnot você deve aumentar o máximo possível a diferença entre as duas temperaturas de operação; mas, para aumentar o rendimento de um ciclo de um refrigerador de Carnot, você deve diminuir o máximo possível a diferença entre as duas temperaturas de operação.

Passo 1

Muito bem! Antes de começar precisamos relembrar o conceito de trabalho:

W = Q h - Q c

No caso das máquinas de Carnot:

W = T h - T c

Então, quanto maior a diferença de temperatura entre as fontes, mais trabalho é feito pelo mecanismo para cada unidade de calor absorvida do reservatório quente. Como a eficiência é dada por:

ε = W Q h

Quanto maior o trabalho, maior a eficiência.

Em um refrigerador de Carnot, o coeficiente de desempenho é dado por:

C D = Q f W

Então, quanto maior a diferença de temperatura maior será o trabalho e menor será o desempenho do refrigerador. Sendo assim, neste caso precisamos de diminuir essa diferença o máximo possível!

Ou seja, afirmativa verdadeira!

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Para aumentar o rendimento de uma máquina térmica de Carnot, você deve:Diminuir a temperatura do reservatório quente;Aumentar a temperatura do reservatório frio;Aumentar a temperatura do reservatório
Esboce um diagrama SV para o ciclo de Carnot com um gás ideal.
A Figura 19-12 mostra um ciclo termodinâmico para um gás ideal em um diagrama ST. Identifique este ciclo e esboce-o em um diagrama PV.
A máquina de Carnot do Problema 10 funciona no sentido inverso, como um refrigerador. Seu CD é:0,33;1,3;3,0;4,7.
No ciclo mostrado na Figura 19-19, 1,00 mol de um gás diatômico ideal está inicialmente a uma pressão de 1,00 atm e a uma temperatura de 0,0ºC. O gás é aquecido a um volume constante até T 2=150 º C º