Na Fig. 21-26a, a partícula 1 (de carga ) e a partícula 2 (de carga ) saoo mantidas fixas no eixo . separadas por uma distância de . A força que as partículas 1 e 2 exercem sobre uma partícula 3 (de carga ) colocada entre elas é A Fig. mostra o valor da componente dessa força em funçâo da coordenada do ponto em que a partícula 3 é colocada. A escala do eixo é definida por . Determine (a) o sinal da carga ; (b) o valor da razão .
Passo 1
E aí galerinha, vamos destruir essa questão comigo? Vamos láaaa!
(a) De acordo com o gráfico da Fig. 21-26b, quando a partícula 3 está muito próxima da partícula 1 (e, portanto, a força exercida pela partícula 1 sobre a partícula 3 é muito maior que a força exercida pela partícula 2 sobre a partícula 3), existe uma força no sentido positivo do eixo . Como a partícula 1 está origem e a partícula 3 está à direita da partícula 1, esta força é uma força de repulsão. Assim, como a carga da partícula 3 é positiva, concluímos que a carga da partícula 1 também é positiva.
Passo 2
(b) Como o gráfico da Fig. 21-26b cruza o eixo e sabemos que a partícula 3 está entre a partícula 1 e a partícula 2, concluímos que, ao se aproximar da partícula 2, a partícula 3 é repelida, o que significa que a carga da partícula 2 também é positiva. ponto em que a curva se anula é o ponto , no qual a partícula 3 se encontra a uma distância da partícula 1 e a uma distância da partícula 2. Assim, de acordo com a Eq. 21-1,
Opa, gostou da resolução? Responde Aí!
Resposta
a. como a carga da partícula 3 é positiva, concluímos que a carga da partícula 1 também é positiva.
b.