Enunciado

A figura 29-87 mostra uma seção reta de um cabo coaxial longo de raios a , b e c . Corrente i de mesmo valor e sentidos opostos estõ uniformemente distribuídas nos dois condutores. Escreva expressões para o módulo do campo magnético B r em função da distância radia r (b) para c < r < b .

Passo 1

A lei de Àmpere é utilizada para determinar o campo magnético total de uma região que apresente algum tipo de simetria. De acordo com ela:

∮ B . d S = μ o i e n v

O círculo do sinal de integral indica que a integração do produto escalar B → ⋅ d S → deve ser realizada para uma curva fecahda, conhecida como amperiana. A corrente i e n v é a corrente total envolvida pela curva fechada. Essa corrente tamém pode ser escrita como:

i e n v = j ⋅ Á r e a ,

onde j é a densidade de corrente na curva fechada.

Para determinarmos o campo magnético em pontos situados no interior do fio, podemos usar uma amperiana de raio r por dentro do fio, conforme a figura abaixo.

Da lei de Àmpere:

∮ B . d S = B 2 π r

Para calcular o lado direito da lei de Àmpere, observamos que, como a distribuição de corrente é uniforme, a corrente i e n v envolvida pela amperiana é proporcional à área envolvida pela curva, ou seja,

i e n v = i π r 2 π R ²

Usando a regra da mão direita, vemos que o sinal de i e n v é positivo e, portanto, de acordo com a lei de Àmpere,

B 2 π r = μ o i π r 2 π R 2

B = μ o i 2 π R 2 r

Para c < r < b , nós temos apenas o condutor interno em questão. Assim,

B = μ o i 2 π r 2 r

B = μ o i 2 π r

Resposta

A expressão para c < r < b é:

B = μ o i 2 π r

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O anel fechado mostrado na figura 27 - 64 conduz uma corrente de 8,0 A no sentido anti horário. O raio do arco externo é 0,6 m e o do arco interno é 0,4 m determine o campo magnético no.P.
Exercício de Livro
Exercício de Livro
Discuta as diferenças e as semelhanças entre a lei de Gauss para o magnetismo e a lei de Gauss para a eletricidade.
Explique como você modificaria a Lei de Gauss se os cientistas descobrissem que polos magnéticos isolados, sozinhos, de fato existem.