Enunciado
Física - Física de Sears & Zemansky: Mecânica Volume 1 - 12ª Edição - Hugh D. Young e Roger A. Freedman- Ed: 12º - Capítulo 4.3 - Ex. 14
Um gato de move-se em linha reta . A figura mostra um gráfico do componente da velocidade desse gato em função do tempo.
- Ache a força resultante máxima que atua nesse gato. Quando essa força ocorre?
- Quando a força resultante sobre o gato é igual a zero?
-
8,5 s ?
Passo 1
E aí! como vai?
Nesse problema temos um gato de que se move em linha reta. A figura do enunciado mostra um gráfico do componente da velocidade desse gato em função do tempo.
A partir daí queremos saber qual é a força resultante máxima que atua nesse gato e quando ela ocorre. Além disso queremos saber quando a força resultante sobre o gato é igual a zero e qual é a força resultante no instante .
Parece complicado?
Para resolver esse problema, aplicamos a segunda lei de Newton...
Veja só!
Passo 2
a) Cara, vamos lembrar da segunda lei de Newton
Por ela, vemos que força resultante é proporcional a aceleração do gato. Assim, a força resultante máxima ocorre onde a aceleração aplicada for máxima.
Pelo gráfico, temos que a velocidade parte do zero e vai aumentando de valor. Atinge um valor constante de no instante , permanece com esse valor máximo até o instante e depois vai gradativamente aumentando novamente de valor, até atingir um máximo de no instante s.
Para saber quando a força será máxima, precisamos determinar onde a aceleração será máxima.
Entre os instantes e a aceleração é:
Entre os instantes e a velocidade é constante, portanto, a aceleração é nula nesse intervalo – e a força resultante também!!
E entre os instantes e a aceleração é:
Assim a aceleração atinge seu maior valor entre os instantes e . E a força? Ela segue o mesmo ritmo da aceleração: vai ser máxima entre os instantes . E seu valor? Bom, aqui entra a segunda lei de Newton:
Como a massa do objeto é de e a aceleração máxima é então a força máxima vai ser:
Show?
Passo 3
b) A força resultante, como comentei ali em cima, segue é proporcional a aceleração. Então temos que entre os instantes e a velocidade é constante, consequentemente, a aceleração nesse intervalo é zero. Sendo assim, a força resultante vai ser nula entre os instantes .
Tranquilo até aqui?
Passo 4
c) No instante a aceleração que esse brinquedo sofre é de (calculamos ali no passo ), então pela segunda lei de Newton a força resultante sobre ele vai ser:
E aí! entendeu tudo? Responde Aí!