Um gato de 2,75 k g move-se em linha reta ( e i x o   x ) . A figura 4.34 mostra um gráfico do componente x da velocidade desse gato em função do tempo.

  1. Ache a força resultante máxima que atua nesse gato. Quando essa força ocorre?
  2. Quando a força resultante sobre o gato é igual a zero?
  3. 8,5 s ?

Passo 1

E aí! como vai?

Nesse problema temos um gato de 2,75 k g que se move em linha reta. A figura do enunciado mostra um gráfico do componente x da velocidade desse gato em função do tempo.

A partir daí queremos saber qual é a força resultante máxima que atua nesse gato e quando ela ocorre. Além disso queremos saber quando a força resultante sobre o gato é igual a zero e qual é a força resultante no instante 8,5 s .

Parece complicado?

Para resolver esse problema, aplicamos a segunda lei de Newton...

F R = m a

Veja só!

Passo 2

a) Cara, vamos lembrar da segunda lei de Newton

∑ F = m a → F R = m a

Por ela, vemos que força resultante é proporcional a aceleração do gato. Assim, a força resultante máxima ocorre onde a aceleração aplicada for máxima.

Pelo gráfico, temos que a velocidade parte do zero e vai aumentando de valor. Atinge um valor constante de 8 m / s no instante t = 2 s , permanece com esse valor máximo até o instante t = 6 s e depois vai gradativamente aumentando novamente de valor, até atingir um máximo de 12 m / s no instante t = 10 s.

Para saber quando a força será máxima, precisamos determinar onde a aceleração será máxima.

Entre os instantes 0 e 2 a aceleração é:

a = v - v 0 t - t 0 = 8 - 0 2 - 0

a = 4 m / s 2

Entre os instantes 2 e 6 a velocidade é constante, portanto, a aceleração é nula nesse intervalo – e a força resultante também!!

E entre os instantes 6 e 10 a aceleração é:

a = v - v 0 t - t 0 = 12 - 8 10 - 6  

a = 1 m / s 2

Assim a aceleração atinge seu maior valor entre os instantes 0 e 2 s . E a força? Ela segue o mesmo ritmo da aceleração: vai ser máxima entre os instantes t = 0   e   2 s . E seu valor? Bom, aqui entra a segunda lei de Newton:

F R = m ⋅ a

Como a massa do objeto é de 2,75 k g e a aceleração máxima é 4 m / s 2 então a força máxima vai ser:

F m á x = 2,75 ⋅ 4 = 11 N

Show?

Passo 3

b) A força resultante, como comentei ali em cima, segue é proporcional a aceleração. Então temos que entre os instantes 2 e 6 a velocidade é constante, consequentemente, a aceleração nesse intervalo é zero. Sendo assim, a força resultante vai ser nula entre os instantes t = 2   e   6 s .

Tranquilo até aqui?

Passo 4

c) No instante t = 8,5 s a aceleração que esse brinquedo sofre é de 1 m / s 2 (calculamos ali no passo 1 ), então pela segunda lei de Newton a força resultante sobre ele vai ser:

F = m ⋅ a

F = 2,75 ⋅ 1 = 2,75 N

E aí! entendeu tudo? Responde Aí!

Resposta

a ) F m á x = 11 N ,   e n t r e   o s   i n s t a n t e s   0   e   2 s

b ) F = 0   e n t r e   o s   i n s t a n t e s   2   e   6 s

c )   F = 2,75 N

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O super homem lança uma rocha de 2400 N sobre seu adversário. Qual é a força horizontal que o super-homem deve aplicar sobre a rocha para que ela se desloque com uma acelera��ão horizontal igual a 12
A mochila de um astronauta pesa 17,5 N quando ela está na superfície terrestre, mas somente 3,24 N na superfície de um asteroide. Qual é a aceleração da gravidade nesse esteroide?Qual é a massa da moc
Uma bola de boliche pesa 71,2 N . O jogador aplica sobre ela uma força horizontal de 160 N . Qual o módulo da aceleração horizontal da bola?
Você está em um trem que se move com uma velocidade constante em relação ao solo. Você atira uma bola para um amigo que está sentado alguns bancos à sua frente. Use a segunda lei de Newton para explic
Você viaja em um elevador. Descreva duas situações nas quais seu peso aparente é maior que seu peso real.