Uma lâmpada de e está conectada em série com uma Lâmpada de é aplicada à combinação. Considere que as lâmpadas tenham resistências constantes. (a) Qual lâmpada deveria ser mais brilhante nestas condições? Explique sua resposta conceitualmente. Dica: O que significa “lâmpada de ”? Isto é, sob que condições os de potência são entregues para a lâmpada? (b) Determine a potência entregue a cada lâmpada sob estas condições. Seus resultados dão suporte à sua resposta para a Parte (a)?
Passo 1
HELLO GALERA! Vamos para a mais uma, a letra (a) explicaremos conceitualmente e provaremos que nossa afirmação é verdade a partir da letra (b), para isso, precisamos encontrar a corrente na combinação em série das duas lâmpadas para calcular a atual potência de saída de cada lâmpada; Para encontrar essa corrente, primeiro precisamos determinar as resistências das lâmpadas, usaremos as seguintes equações:
(1)
(2)
(3)
Vamos começar!
Passo 2
Na alternativa (a), o brilho da lâmpada de será maior, pois quando mais potência é entregue para uma lâmpada, maior o brilho; A resistência da lâmpada de é quatro vezes maior que a de , e em uma combinação em série, a mesma corrente flui pelas lâmpadas. Consequentemente, .
Agora, faremos a alternativa (b) para obtermos a prova de que nossa resposta na (a) está correta, primeiramente, precisamos encontrar a resistência das duas lâmpadas utilizando a equação 1:
Encontrado as resistências, agora aplicaremos a lei de ohm (equação 3) para encontrar a corrente do circuito:
Agora, podemos substituir as variáveis da equação 2 pelos valores que encontramos:
PRONTO, com isso provamos a afirmação que fizemos na alternativa (a), até a próxima, bons estudos e fiquem bem!
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)