Uma lâmpada de usada em uma aula de eletrônica tem um filamento de carbono de comprimento igual a e diâmetro de . A temperaturas entre e , a resistividade do carbono usado para fazer pequenos filamentos de lâmpadas é aproximadamente . (a) Considerando que a lâmpada é um radiador perfeito do tipo corpo negro, calcule a temperatura do filamento em condições de operação. (b) Uma preocupação em relação a lâmpadas com filamentos de carbono é que, diferentemente do caso de lâmpadas de tungstênio, a resistividade do carbono diminui com o aumento da temperatura. Explique por que este decréscimo na resistividade é uma preocupação.
Passo 1
Fala galera, tudo beleza?
- Vamos começar lembrando da Lei de Stefan-Boltzmann que relaciona a potência irradiada por um corpo (suposto corpo negro) e a sua temperatura:
- Notemos que enquanto o filamento vai esquentando, a resistência vai diminuindo, o que acarretará aumento na potência, o que aumenta a temperatura, o que aumenta a potência.... assim, corremos um risco de até mesmo um incêndio! D:
onde é a constante de Stefan-Boltzmann. Como , segue que
A área é , onde é o comprimento e é o diâmetro. Além disso, usando a 2ª Lei de Ohm, temos
Juntando tudo isso, obtemos
Substituindo os valores numéricos:
Passo 2
Resposta
- .
- Veja acima.