Enunciado
Física - Curso de Física Básica - Mecânica Volume 1 - 5ª Edição - Herch Moysés Nussenzveig- Ed: 5º - Capítulo 3.Problemas - Ex. 5
As latitudes e longitudes de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, respectivamente, são as seguintes: São Paulo: 23°33' S, 46°39' O; Rio de Janeiro: 22°53' S, 43°17' O; Belo Horizonte: 19°55' S, 43°56' O. A partir destes dados, (a) Calcule a distância entre as três cidades; (b) Em relação a um sistema de coordenadas com origem em São Paulo – Rio de Janeiro, obtenha o vetor de posição de Belo Horizonte.
Passo 1
Eaee gente, animo pra fazer umas questõezinhas? Bora lá!
Primeiro vamos entender essas coordenadas que o enunciado deu.
Vamos olhar para o pontinho C, ele está a Oeste e Sul. Ou seja, é como se isso fosse um plano cartesiano e as coordenadas em graus são nossa distância em relação à origem! Agora ficou molezinha né? Haha, responde aí e confere depois!
Vamos escrever as coordenadas de cada cidade, lembrando que , então convertendo as unidades temos
São Paulo :
Rio de Janeiro :
Belo Horizonte :
Agora é só calcular as distâncias entre esses pontos, vem comigo!
Passo 2
- Para obter o vetor posição nesse novo eixo e coordenadas nós só precisamos achar o ângulo que se forma entre os vetores sp – bh e sp – rio, ou seja entre o vetor distância que procuramos e o eixo das abscissas! Tranquilinho.
Bom, temos as coordenadas do nosso vetor distância, vamos calcular seu módulo usando Pitágoras
Agora basta converter as unidades do nosso sistema de graus para uma unidade de comprimento, tipo km. Sabendo que
Já para SP E BH
Por fim, a distância entre RJ e BH fica
Passo 3
Como achar esse ângulo?
Já sabemos todas as distâncias do triângulo que se forma ligando as 3 cidades, então podemos aplicar a lei dos cosenos, vou lembrar ela pra vocês aqui
Aqui está oposto ao lado . Para encaixar no nosso problema vamos considerar ângulo que queremos achar e por isso c vai ser a distância rio – bh !!
Pronto, nosso vetor é dado pelo módulo 504 km e ângulo 42