Em máquinas térmicas reais, como o motor a gasolina de um carro, há sempre algum atrito entre as partes móveis, embora os óleos lubrificantes reduzam o atrito a um valor mínimo. Se o atrito entre as partes móveis da máquina fosse completamente eliminado, sua eficiência seria igual a 100%? Justifique sua resposta. Sua resposta depende do fato de a máquina seguir ou não um ciclo de Carnot? Novamente, justifique.

Passo 1

Falaiii meus amores, cêis tão suave?

“Se alguma coisa está dificil de ser feita, é porque não é para ser feita" # sóquenão”

Diante das informações apresentadas o enunciado nos questiona se o atrito entre as partes móveis da máquina fosse completamente eliminado, sua eficiência seria de 100%, e se a resposta anterior depende do fato de a máquina seguir ou não um ciclo de Carnot.

Podemos afirmar que não, já que, para um ciclo de Carnot ser 100% eficiente, T C = 0   K , o que é impossível de atingir.

E como sabemos o ciclo de Carnot é o mais eficiente entre todos, logo nenhum outro pode atingir 100% de eficiência.

Resposta

Portanto, mesmo se o atrito fosse eliminado a eficiência não seria de 100%, e esse fato, independe do tipo de ciclo, já que, nenhum deles pode atingir essa porcentagem.

Exercícios de Livros Relacionados

Uma máquina de Carnot cuja fonte fria está a 17 ° C tem uma eficiência de 40 % . De quanto deve ser aumentada a temperatura da fonte quente para que a eficiência aumente para 50 % ?
A eficiência de máquinas térmicas é alta quando a diferença de temperatura entre os reservatórios frio e quente é grande. Refrigeradores, por outro lado, funcionam melhor quando a diferença de tempera
Qual deveria ser a eficiência de uma máquina de Carnot operando com T H = T C ? Qual seria a eficiência se T C = 0KeT H fosse qualquer temperatura acima de 0 K? Justifique suas respostas.
No Exemplo 20.4, um refrigerador de Carnot requer um fornecimento de trabalho de apenas 230 J para extrair 346 J de calor do reservatório frio. Essa discrepância não implica uma violação da lei da con