Neste problema, 1,00 mol de um gás diluído tem, inicialmente, uma pressão de 1 um volume de 25L e uma energia interna de 456 J. Enquanto o gás é aquecido lentamente, a representação de seus estados em um diagrama PV move-se em linha reta até seu estado final. O gás tem, no final, uma pressão de 3,00 atm, um volume de 75L e uma energia interna de 912 J. Determine o trabalho realizado pelo gás e o calor por ele absorvido.
Passo 1
Fala! Então, ele quer o trabalho realizado pelo gás e o calor absorvido por ele. Como ele descreve o diagrama PV, é uma boa a gente esboçar ele.
Aqui, o processo consiste em um passo único, aonde o gás vai do ponto e até o ponto onde e em linha reta.
Lançando no diagrama:
Aí ele pede o trabalho. Segundo a Primeira Lei da Termodinâmica, o trabalho realizado pelo gás pode ser calculado como a área abaixo do gráfico PV. Então o que a gente precisa fazer é calcular essa área azul. E com esse trabalho, conseguimos chegar no calor absorvido.
Bora lá!
Passo 2
A área azul é formada por uma figura geométrica conhecida, o trapézio. Então o trabalho do gás será:
Vamos definir cada um dos valores e transformar a pressão em Pa e o volume em .
Vamos lá?
Vamos passar essa altura para :
Aqui a altura está com essa unidade porque ela não é uma altura real no espaço, é só a altura do trapézio do gráfico PV. Como o eixo horizontal está na unidade de volume, nossa altura do trapézio que é paralela a ele também vai estar em unidade de volume.
Jogando esses valores na expressão do trabalho:
Finalizamos uma parte, mas ainda não acabou! Precisamos do calor absorvido.
Passo 3
Para determinar o calor absorvido precisamos lembrar do enunciado da primeira lei:
Aqui entra um conceito bem importante, nós temos na fórmula o trabalho realizado sobre o gás, e só sabemos o valor do trabalho que o gás realiza, ou seja, o trabalho realizado pelo gás.
E como eles se relacionam? Fácil!
Substituindo na primeira lei:
Isolando o calor:
Já temos o trabalho realizado pelo gás, do passo 2. Só precisamos da variação da energia interna. Como a gente faz? Cara, o enunciado nos deu a energia no início e no final, aí conseguimos calcular a variação:
Jogando tudo na nossa expressão para o calor absorvido pelo gás: