Um objeto de 5,0   k g , inicialmente em repouso na origem, é submetido à força variável com o tempo mostrada na FIGURA P6.27. Qual é a velocidade do objeto em t =   6   s ?

Passo 1

Vemos pelo gráfico fornecido que a força a qual o objeto está sendo submetido varia com o tempo e consequentemente a aceleração também varia, porque pela segunda lei de Newton temos:

F = m a

a = F m

Por essa equação vemos que a aceleração é proporcional a força, por isso o gráfico de aceleração versus tempo possuiu um perfil semelhante ao gráfico de força versus tempo.

Podemos calcular a aceleração máxima que o objeto assumiu e montar um gráfico de aceleração versus tempo. A aceleração máxima ocorre quando a força é máxima, pelo gráfico temos que:

F m á x = 10   N

E a massa foi fornecida na questão:

m = 5,0   K g

Então:

a m á x = F m á x m = 10   N 5   K g = 2   m / s 2

Passo 2

Tendo a aceleração máxima vamos construir o gráfico de aceleração versus tempo:

Percebe que o gráfico tem o perfil igual ao perfil do gráfico de força versus tempo, a aceleração cresce linearmente enquanto a força cresce linearmente, atinge o pico no mesmo instante em que a força atinge o pico, e decresce enquanto a força decresce e se mantém constante quando a força se mantém constante, sacou?

Isso ocorre porque a aceleração é proporcional a força. Não esquece disso okay?

Passo 3

Tá, mas pra que montamos esse gráfico?

A aceleração não é constante, então não podemos usar as fórmulas da cinemática que consideram a aceleração constante. Então é através do gráfico que montamos que vamos achar a velocidade no instante t = 6 s .

Quando usamos um gráfico de aceleração versus tempo para achar a velocidade devemos fazer o seguinte cálculo:

v t = v 0 + á r e a   a b a i x o   d a   c u r v a   d e   a c e l e r a ç ã o   d e   0   a   t

Passo 4

A questão diz que o objeto parte inicialmente do repouso, então: v 0 = 0 .

Para t = 6 s

v t = 6 s = á r e a   d o   t r i â n g u l o   e n t r e   t = 0   s   e   t = 4 s  

v t = 6 s = 1 2 4   x   2 = 4   m / s

Usamos a área do gráfico entre os tempos 0 s e 4 s apenas, porque de 4 s a 6 s , a aceleração é zero e a área é zero.

Resposta

v t = 6 s = 4   m / s

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Você está em um trem que se move com uma velocidade constante em relação ao solo. Você atira uma bola para um amigo que está sentado alguns bancos à sua frente. Use a segunda lei de Newton para explic
Você viaja em um elevador. Descreva duas situações nas quais seu peso aparente é maior que seu peso real.
Se você colocar suavemente um prato de louça fina sobre a mesa, ele não se quebrará. No entanto, se você o largar de uma altura, ele poderá muito bem se quebrar. Discuta as forças que atuam sobre o pr
Você puxa verticalmente, pelo fio de pesca, a partir do repouso, um peixe que acabou de pescar, para dentro de seu barco. Desenhe o diagrama de corpo livre do peixe após deixar a água e enquanto ganha
Para cada caso, identifique a força (incluindo a orientação) que causa a aceleração. (a) Um velocista ao ser dada a largada. (b) Um disco de hóquei deslizando livremente, mas sendo lentamente levado a