Um objeto em repouso explode e divide-se em três fragmentos. A FIGURA Q9.15 mostra os vetores momentum de dois fragmentos. Quais são p x e p y do terceiro fragmento?

Passo 1

Considerando que o objeto partiu da origem do sistema de coordenadas, ( 0 ,   0 ) e que partiu do repouso, vamos conservar o momentum total dos três fragmentos que ele se partiu.

Bom, se estava em repouso, o momentum total dos fragmentos precisa valer zero.

E, aqui, como estamos trabalhando com o sistema de coordenadas, temos que conservar o momentum tanto no eixo x quanto no eixo y .

Passo 2

Pro eixo x , somamos os momentuns dos fragmentos. Consideramos p x o momentum do terceiro fragmento, que queremos determinar. Pra isso, basta verificar os vetores na imagem e olhar seus valores no eixo x . Vamos ter:

- 2 + 3 + p x = 0

Assim:

p x = 2 - 3

∴ p x = - 1

Passo 3

Fazemos a mesma coisa pro eixo y . Teremos p y como o momentum do terceiro fragmento no eixo y . Olhamos na imagem os valores dos momentuns no eixo y e determinamos:

2 + 0 + p y = 0

Assim:

∴ p y = - 2

Resposta

p x = - 1 e p y = - 2

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Sob quais condições toda a energia cinética inicial de um sistema isolado, constituído de dois corpos que colidem, pode ser perdida? Explique como isto pode ocorrer, mesmo sendo conservada a quantidad
Verdadeiro ou Falso:(a) Após qualquer colisão perfeitamente inelástica, a energia cinética do sistema é zero em todos os referenciais inerciais.(b) Para uma colisão frontal, a rapidez relativa de rece
24. Descreva uma colisão frontal prefeitamente inelástica entre dois carrinhos, do ponto de vista do referencial do centro de massa.
19. Considere uma colisão perfeitamente inelástica de dois corpos de mesma massa(a) A perda de energia cinética é maior se os dois se movem em sentidos opostos, cada um com uma rapidez v / 2 ou se um
Uma bala de 5g incide sobre um pêndulo balístico de massa igual a 2 kg, com uma velocidade de 400 m/s, atravessa-o e emerge do outro lado com velocidade de 100 m/s. Calcule a altura de elevação do pên