Enunciado

Para uma onda descrita por y x , t = A c o s ( k x - ω t ) ,

  1. Faça gráficos para y ,   v y   e   a y em função de x para t = 0 .
  2. Considere os seguintes pontos sobre a corda:
  1. x = 0 ;
  2. x = π / 4 k ;
  3. x = π / 2 k ;
  4. x = 3 π / 4 k ;
  5. x = π / k ;
  6. x = 5 π / 4 k ;
  7. x = 3 π / 2 k e
  8. x = 7 π / 4 k .

Para uma partícula em cada um destes pontos para t = 0 , descreva em palavras se a partícula está em movimento, em que sentido ela se move e diga se a partícula está aumentando a velocidade, diminuindo a velocidade ou se a aceleração é instantaneamente igual a zero.

Passo 1

Letra a)

A função de onda é assim ó:

y x , t = A cos ⁡ ( k x - ω t ) ,

o que representa uma função periódica (mas isso já sabíamos, pois é uma onda...) e sabemos também que ela é proporcional ao cosseno.

A velocidade transversal v y é a variação temporal da posição, então derivando y ( x , 0 ) temos:

v y = ∂ y ∂ t = A ω   s e n ( k x - ω t )

Aqui temos que a velocidade varia com o seno.

E a aceleração vai ser a derivada temporal da velocidade:

a y = ∂ v y ∂ t = - A ω 2 cos ⁡ ( k x - ω t )

Fazendo t = 0 temos as seguintes expressões para y , v y e a y :

y = A cos ⁡ ( k x )

v y = A ω   s e n ( k x )

a y = - A ω 2 cos ⁡ ( k x )

A posição e a aceleração variam com o cosseno, então a cara dos dois vai ser parecida. No entanto com o sinal trocado! Enquanto a posição tem máxima amplitude, a aceleração tem a menor amplitude possível. Já a velocidade varia com o seno, então quando a y e y são nulos, a velocidade é máxima.

E jogando tudo isso em um gráfico só vamos ter a seguinte figura:

Passo 2

Letra b)

Agora o problema nos pede para analisar velocidade e aceleração em vários pontos da corda. Bom, do passo anterior já temos as equações que descrevem essas quantidades, certo? Essas aqui ó:

v y ( x ) = A ω   s e n ( k x )

a y ( x ) = - A ω 2 cos ⁡ ( k x )

E essas equações estão em função de x , então basta analisar cada uma delas para cada valor dado, vamos começar?

Passo 3

Para x = 0 :

v y 0 = A ω   s e n k x = 0

a y 0 = - A ω 2 cos ⁡ k x = - A ω 2

A partícula está instantaneamente em repouso, pois sua velocidade é zero. E ela está aumentando a velocidade, no sentido contrário do sentido positivo.

Passo 4

Para x = π / 4 k :

v y π / 4 k = A ω   s e n π / 4 = A ω 2 / 2

a y π / 4 k = - A ω 2 cos ⁡ π / 4 = - A ω 2 2 / 2

A partícula está se movimentando no sentido positivo. E ela está diminuindo a velocidade, pois velocidade e aceleração tem sinais distintos.

Passo 5

Para x = π / 2 k :

v y π / 2 k = A ω   s e n π / 2 = A ω

a y π / 2 k = - A ω 2 cos ⁡ π / 2 = 0

A partícula está se movimentando no sentido positivo com máximo valor de velocidade. E ela está momentaneamente com velocidade constante, pois a aceleração é zero.

Passo 6

Para x = 3 π / 4 k :

v y 3 π / 4 k = A ω   s e n 3 π / 4 = A ω 2 / 2

a y 3 π / 4 k = - A ω 2 cos ⁡ 3 π / 4 = A ω 2 2 / 2

A partícula está se movimentando no sentido positivo e aumentando sua velocidade, pois a aceleração tem o mesmo sinal da velocidade.

Passo 7

Para x = π / k :

v y π / k = A ω   s e n π = 0

a y π / k = - A ω 2 cos ⁡ π = A ω 2

A partícula está momentaneamente em repouso e aumentando sua velocidade.

Passo 8

Para x = 5 π / 4 k :

v y 5 π / 4 k = A ω   s e n 5 π / 4 = - A ω 2 / 2

a y 5 π / 4 k = - A ω 2 cos ⁡ 5 π / 4 = A ω 2 2 / 2

A partícula está se movimentando no sentido negativo e diminuindo sua velocidade, pois velocidade e aceleração possuem sinais opostos.

Passo 9

Para x = 3 π / 2 k :

v y 3 π / 2 k = A ω   s e n 3 π / 2 = - A ω

a y 3 π / 2 k = - A ω 2 cos ⁡ 3 π / 2 = 0

A partícula está se movimentando no sentido negativo e momentaneamente com velocidade constante, pois sua aceleração é nula.

Passo 10

Para x = 7 π / 4 k :

v y 7 π / 4 k = A ω   s e n 7 π / 4 = - A ω 2 / 2

a y 7 π / 4 k = - A ω 2 cos ⁡ 7 π / 4 = - A ω 2 2 / 2

A partícula está se movimentando no sentido negativo e aumentando, pois sua aceleração e sua velocidade possuem o mesmo sinal.

Resposta

a )   y = A cos ⁡ ( k x )

v y = A ω   s e n ( k x )

a y = - A ω 2 cos ⁡ ( k x )

b ) i ) A   p a r t í c u l a   e s t á   i n s t a n t a n e a m e n t e   e m   r e p o u s o ,   p o i s   s u a   v e l o c i d a d e   é   z e r o .  

E   e l a   e s t á   a u m e n t a n d o   a   v e l o c i d a d e ,   n o   s e n t i d o   c o n t r á r i o   d o   s e n t i d o   p o s i t i v o

i i ) A partícula está se movimentando no sentido positivo. E ela está diminuindo a velocidade, pois velocidade e aceleração tem sinais distintos.

i i i ) A partícula está se movimentando no sentido positivo com máximo valor de velocidade. E ela está momentaneamente com velocidade constante, pois a aceleração é zero.

i v ) A partícula está se movimentando no sentido positivo e aumentando sua velocidade, pois a aceleração tem o mesmo sinal da velocidade.

v ) A partícula está momentaneamente em repouso e aumentando sua velocidade.

v i ) A partícula está se movimentando no sentido negativo e diminuindo sua velocidade, pois velocidade e aceleração possuem sinais opostos.

v i i ) A partícula está se movimentando no sentido negativo e momentaneamente com velocidade constante, pois sua aceleração é nula.

v i i i ) A partícula está se movimentando no sentido negativo e aumentando, pois sua aceleração e sua velocidade possuem o mesmo sinal.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Os instrumentos musicais produzem sons de uma grande variedade de frequências. Quais as ondas sonoras que possuem os maiores comprimentos de onda? (a) As de menores frequências. (b) As de maiores freq
No problema 6, quais as ondas sonoras que possuem as velocidades mais altas? (a) Os sons de menores frequências. (b) Os sons de maiores frequências. (c) Todas as frequências têm a mesma rapidez de ond
O som viaja a 343 m / s no ar e a 1500 m / s na água. Um som de 256 H z é produzido dentro d’água, mas você escuta o som caminhando na beira da piscina. No ar, a frequência é (a) a mesma, mas o compri
Ondas sonoras, no ar, entram em uma sala de aula pela porta aberta, de 1,0 m de largura. Devido à difração, qual é a frequência do som menos provável de ser ouvido por todos os alunos na sala – supond
Luz, propagando-se no ar, incide a 45 ° sobre uma superfície de vidro. Verdadeiro ou falso:O ângulo entre o raio de luz refletido e o raio incidente é 90 ° .O ângulo entre o raio de luz refletido e o