Luz, propagando-se no ar, incide a sobre uma superfície de vidro. Verdadeiro ou falso:
- O ângulo entre o raio de luz refletido e o raio incidente é .
- O ângulo entre o raio de luz refletido e o raio de luz refratado é menor do que .
Passo 1
Ué, questão de refração aqui nesse capítulo? Entendi nada... Mas vem tranquilo!!!
Vamos representar os raios:
Passo 2
- O primeiro raio, incidente, divide-se em refratado e refletido. Como o ângulo de incidência é igual ao de reflexão, a soma dos ângulos nesse caso vai ser . Então é verdadeiro!
- Como a luz viaja numa velocidade menor no vidro que no ar, o raio refratado faz um ângulo menor que com a normal. Talvez seja bom dar uma olhada lá no capítulo de refração pra entender melhor esse fenômeno! Mas sabendo que isso é verdade, o ângulo entre o raio refratado e o refletido é , e como , é maior que . Sacou? Então é falso!
Passo 3
Resposta
- Verdadeiro
- Falso
Exercícios de Livros Relacionados
Para ondas transversais em uma corda, a velocidade da onda é igual à velocidade de qualquer parte da corda? Explique a diferença entre essas duas velocidades. Qual delas é constante?
Para o movimento ondulatório descrito neste capítulo, a velocidade de propagação depende da amplitude? Como você pode afirmar isso?
Sob uma tensão F, leva 2,0 s para um pulso se deslocar pela extensão de um fio esticado. Que tensão é necessária (em função de F) para que o pulso leve 6,0 s? Explique como você chegou a essa conclusã
Duas ondas se deslocam na mesma corda. É possível que elas tenham (a) frequências diferentes; (b) comprimentos de onda diferentes; (c) velocidades diferentes; (d) amplitudes diferentes; (e) a mesma fr
Violinos são instrumentos pequenos, enquanto violoncelos e contrabaixos são instrumentos grandes. Em termos de frequência das ondas que produzem, explique por que esses instrumentos são assim.