Uma onda sonora de 2,0   M H z se propaga ao longo do ventre de uma mulher gravida, sendo refletida pela parede do coração do feto. A parede do coração se move no sentido do receptor do som quando o coração bate. O som refletido é a seguir misturado com o som transmitido, e 85 batimentos por segundo são detectados. A velocidade do som nos tecidos do corpo é 1500   m / s . Calcule a velocidade da parede do coração do feto instante em que essa medida é realizada

Passo 1

Beleza, pelo fato do coração do feto estar se movimentando com uma certa velocidade em relação à onda e ao emissor, ocorre efeito Doppler, como queremos a velocidade do coração, a gente pode usar a equação do efeito Doppler:

f c = v + v c v + v e f e

Sendo que o subíndice c se refere ao coração e e ao emissor.

Como o coração se aproxima do emissor e do receptor, então a velocidade no numerador é positiva, e v e = 0 , porque o emissor e o receptor estariam parados num exame de ultrassom.

A equação então fica:

f c = v + v c v f e

Passo 2

Agora aplicamos de novo a equação do efeito Doppler mas para a frequência recebida pelo receptor:

f r = v + v r v + v c f c

O coração passou a ser a fonte e o receptor o ouvinte, como o coração se move na direção do receptor, a frequência da onda refletida na parede vai ser maior que a frequência quando foi emitida então:

f r = v v - v c f c

Substituindo a equação do Passo 1:

f r = v v - v c v + v c v f e

f r = v + v c v - v c f e

Passo 3

A gente não tem o valor da frequência recebida, mas temos a velocidade do som nos tecidos humanos e a frequência emitida dessa onda sonora, como o enunciado deu para a gente os batimentos, podemos substituir a frequência f r usando a equação de batimentos:

f b a t = f r - f e

E substituímos f r que encontramos no passo 2:

f b a t = f r - f e = v + v c v - v c f e - f e

Tirando fator comum:

f b a t = f e v + v c v - v c - 1

E MMC:

f b a t = f e 2 v c v - v c

Isolando v c :

v c = v f b a t 2 f e + f b a t

E substituindo os valores dados pelo enunciado:

v c = ( 1500   m / s ) 85   H z 2 ( 2,0 × 10 6   H z ) + 85   H z

v c = 0,0319   m / s = 3,19   c m / s

Resposta

3,19   c m / s

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Você é capaz de imaginar situações em que o efeito Doppler pudesse ser observado em ondas que se propagam na superfície da água? E em ondas elásticas que se propagam em grandes profundidades? Em caso
Uma fonte sonora e um ouvinte estão em repouso sobre a Terra, porém um vento forte sopra no sentido da fonte para o ouvinte. Existe efeito Doppler? Justifique sua resposta.
No caso 1, uma fonte sonora se aproxima de um observador parado com velocidade u. No caso 2, o observador se move na direção da fonte estacionária com a mesma velocidade u. Se a fonte está sempre prod
Uma barra de latão com 60,0 m de comprimento é golpeada em uma extremidade. Na outra extremidade, uma pessoa ouve dois sons vindos de duas ondas longitudinais, uma se deslocando na barra metálica e a
No Exemplo 16.18 (Seção 16.8), suponha que o carro de polícia se afaste do armazém a 20 m/s. Que frequência do som refletido pelo armazém é ouvida pelo motorista do carro de polícia?