Um semicírculo de raio a se encontra no primeiro e no segundo quadrantes, com seu centro de curvatura na origem. A carga positiva Q está distribuída uniformemente ao longo da metade do lado esquerdo do semicírculo, e a carga negativa - Q está distribuída uniformemente ao longo da metade do lado direito do semicírculo (Figura P21.86). Determine o módulo, a direção e o sentido do campo elétrico resultante na origem produzido por essa distribuição de cargas.

Passo 1

Olá, tudo bem? Vou ajudar você aqui!

Vou analisar primeiro a simetria desse caso. A parte positiva do fio vai produzir um campo elétrico para fora, no sentido do quarto quadrante. Já a parte negativa, vai produzir um campo elétrico para dentro, no sentido do primeiro quadrante. Saca só nesse desenho:

As componentes verticais de cada um desses pedacinhos de fio vão ser canceladas e no fim vamos ter apenas duas componentes horizontais. O campo resultante então será horizontal para a direita.

Passo 2

E quanto ao módulo dele? Bom, calculamos no exercício 85 o campo devido à quarta parte de um fio carregado com uma carga Q e esse módulo é:

E = Q 2 π ² ϵ 0 a 2

E aqui vou reutilizar esse resultado! Já que tanto o fio vermelho quanto o fio azul produzem esse mesmo valor de campo. Mas atenção, devemos somar as duas contribuições, já que temos duas quartas partes de fio, ok?

Assim o campo na origem é:

E = 2 . Q 2 π ² ϵ 0 a 2 = Q π ² ϵ 0 a 2

Resposta

Q π ² ϵ 0 a 2 x ^

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A FIGURA P27.36 é uma secção transversal de duas linhas de carga infinitas que se estendem perpendicularmente para fora da página. Ambas possuem a mesma densidade linear de carga λ . Obtenha uma expre
Três bastões com 10 cm de comprimento cada formam um triângulo equilátero sobre um plano. Dois deles estão carregados com + 10n C , e o terceiro, com - 10n C . Qual é a intensidade do campo elétrico n
Mostre que uma linha de carga infinita, com densidade linear de carga , exerce sobre um dipolo elétrico uma força atrativa de intensidade F = 2 λ p 4 π ϵ 0r 2 . Considere que r seja muito maior do que
O campo elétrico a 5,0 cm de um fio longo e carregado é ( 2000N C , ao longo do fio). Qual é a carga (em nC) de um segmento do fio com 1,0c m de comprimento?
Um próton está em órbita de um fio longo e carregado e efetua 1,0 ×10 7 revoluções por segundo. O raio da órbita é 1,0 cm. Qual é a densidade linear de carga do fio?