Um cone circular reto pode teoricamente ser equilibrado sobre uma superfície horizontal de três diferentes maneiras. Esboce essas três configurações de equilíbrio e identifique-as como posições de equilíbrio estável, instável ou neutro.
Passo 1
Amores, as três possíveis maneiras de a gente dispor um cone circular reto sobre uma superfície plana horizontal são as seguintes:
Nessa, o cone tem sua base circular apoiada na superfície, sendo a posição de equilíbrio estável. Se uma força for aplicada sobre o cone (dependendo da intensidade), ele vai tender a retornar a essa disposição!
Passo 2
Agora, nessa disposição, a superfície cônica (“lateral”) que está apoiada. Se você pudesse dar um peteleco nesse cone agora, ele se locomoveria pra outra posição, mas ainda apoiado sobre a superfície cônica.
Assim, essa é uma posição de equilíbrio neutra!
Passo 3
Por fim, nessa disposição, o cone fica equilibrado pelo seu vértice. É meio difícil conseguir equilibrar ele assim, mas dá, basta ter paciência que você encontra o ponto de equilíbrio.
E esse ponto de equilíbrio vai ser do tipo instável, uma vez que qualquer sopro, qualquer tremor, qualquer força que aja sobre o cone, ele rapidamente cai, mudando de posição.
Resposta
Vide Passos 1, 2 e 3.