Enunciado
Física - Serway e Jewett - Física para cientistas e engenheiros - Vol1 - Ed: 1º - Capítulo 9.Problemas - Ex. 51b
Um foguete para uso no espaço profundo deve ser capaz de impulsionar uma carga total (carga útil mais estrutura do foguete e motor) de toneladas métricas a uma velocidade de (a) Ele tem um projeto de motor e combustível para produzir uma velocidade de exaustão de . Quanto combustível mais oxidante é necessário? (b) Se um projeto diferente de combustível e motor pudesse fornecer uma velocidade de exaustão de , que quantidade de combustível e oxidante seria necessária para a mesma tarefa? (c) Observando que a velocidade de exaustão na parte (b) é vezes maior que na parte (a), explique por que a massa de combustível necessária não é simplesmente menor por um fator .
Passo 1
E aiii gente, tudo bem com vocês?
Vamos fazer uma questãozinha aqui?
Vem comigo!
Em resolvemos para :
A massa de combustível e oxidante é:
Passo 2
Letra b:
Passo 3
Letra c:
Isso é muito menor do que o valor sugerido de Matematicamente, o logaritmo na equação de propulsão do foguete não é uma função linear. Fisicamente, uma velocidade de escape mais alta tem um fator de efeito cumulativo grande na velocidade final do foguete.
Resposta
- Isso é muito menor do que o valor sugerido de Matematicamente, o logaritmo na equação de propulsão do foguete não é uma função linear. Fisicamente, uma velocidade de escape mais alta tem um fator de efeito cumulativo grande na velocidade final do foguete.