Usando a resposta do exercício anterior, desenvolva o corpo da função invertevetor. Essa função deve atribuir 0 ao último termo do vetor, e deve imprimir na tela os termos do vetor após ele ser mudado, mas na ordem inversa, começando pelo último termo e terminando com o primeiro. Use álgebra de ponteiro para desenvolver a função.

Passo 1

Eai, tudo tranquilo?

Essa questão dá continuidade à álgebra de ponteiros aplicada a vetores. Dentro dessa função, devemos modificar um valor do vetor e o imprimir na tela na ordem inversa. Sabendo disso, vamos ao trabalho!

Para acessar um valor que está armazenado no ponteiro, usamos o *, no entanto, se usarmos o * no parâmetro passado, vamos ter acesso ao primeiro termo do vetor somente. Como fazemos para acessar o restante?

Para acessarmos o segundo termo do vetor, basta usarmos * ( v e t o r + 1 ) , para acessarmos o terceiro termo, usamos * ( v e t o r + 2 ) . Ou seja, basta somar um valor ao ponteiro que mudamos a localização dentro do vetor, de modo que, para acessarmos o i-ésimo termo do vetor, usamos * ( v e t o r + i - 1 ) .

Dessa forma, para mudarmos o último valor do vetor para 0, bastaria usarmos:

Passo 2

Agora, vamos printar os termos do vetor, mas na ordem inversa. Para fazermos isso, vamos usar um laço de f o r para passarmos por cada termo do vetor, mas vamos começar acessando os últimos termos e, por meio da função c o u t , vamos printar cada termo.

Passo 3

O

Resposta

Exercícios Resolvidos de Funções que recebem arrays

Ver Teoria