Usando a resposta do exercício anterior, desenvolva o corpo da função invertevetor. Essa função deve atribuir 0 ao último termo do vetor, e deve imprimir na tela os termos do vetor após ele ser mudado, mas na ordem inversa, começando pelo último termo e terminando com o primeiro. Use álgebra de ponteiro para desenvolver a função.
Passo 1
Eai, tudo tranquilo?
Essa questão dá continuidade à álgebra de ponteiros aplicada a vetores. Dentro dessa função, devemos modificar um valor do vetor e o imprimir na tela na ordem inversa. Sabendo disso, vamos ao trabalho!
Para acessar um valor que está armazenado no ponteiro, usamos o *, no entanto, se usarmos o * no parâmetro passado, vamos ter acesso ao primeiro termo do vetor somente. Como fazemos para acessar o restante?
Para acessarmos o segundo termo do vetor, basta usarmos , para acessarmos o terceiro termo, usamos . Ou seja, basta somar um valor ao ponteiro que mudamos a localização dentro do vetor, de modo que, para acessarmos o i-ésimo termo do vetor, usamos .
Dessa forma, para mudarmos o último valor do vetor para 0, bastaria usarmos:
Passo 2
Agora, vamos printar os termos do vetor, mas na ordem inversa. Para fazermos isso, vamos usar um laço de para passarmos por cada termo do vetor, mas vamos começar acessando os últimos termos e, por meio da função , vamos printar cada termo.
Passo 3
O