P2 de Física 2- FIS1041 da PUCRIO - 2019.1
Física 2- FIS1041 - PUCRIO
Uma corda é acionada por um gerador de ondas que estica a corda em uma direção perpendicular à corda, conforme apresentado na figura. A função de onda para a onda estacionária em uma corda, fixa em ambas as extremidades, é dada por , onde e estão em centímetros e está em segundos. Determine:
- O número de onda e o comprimento de onda das ondas da onda estacionária
- A frequência e a velocidade das ondas na corda
- O comprimento da corda, sabendo que a corda vibra em seu quarto harmônico
- Represente a onda estacionária, indicando a posição de cada nó. Considere a onda no instante e os extremos da corda em e
(as respostas para este item devem ser dadas com casas decimais e em notação científica) Um tubo sonoro com duas extremidades abertas de comprimento que ressoa no modo (A velocidade do som no ar está dada na capa da prova).
- Faça um desenho no tubo abaixo representando a onda sonora se propagando no tubo com duas extremidades abertas para . Identifique a posição e escreva os valores dos nós e dos anti-nós tomando por referência a extremidade esquerda como posição e a extremidade direita como posição
- Determine a frequência emitida pelo tubo
- Determine o comprimento de onda da onda emitida pelo tubo
- Um segundo tubo com um tamanho ligeiramente menor que o primeiro também com a extremidade aberta é colocado próximo ao tubo descrito anteriormente. Quando passa ar por estes dois tubos, é ouvido um batimento com frequência de . Qual o comprimento deste segundo tubo
Uma sirene para alerta de desastres possui frequência de e com uma potência de é acionada em situações de risco. Durante um teste realizado, uma pessoa dentro de um veículo inicialmente parado a metros da sirene, não sabia que se tratava apenas de um teste. Quando ouviu a sirene, passou a se afastar em linha reta, em direção radial a sirene e com velocidade constante de . A velocidade do som é de .
a) Quanto tempo levou para a onda sonora chegar à pessoa a partir do instante em que a sirene foi acionada?
b) Determine a intensidade da onda emitida pela sirene na posição em que a pessoa se encontrava inicialmente parada.
c) Quando a pessoa começou a se afastar com velocidade constante, qual a frequência com que ela passou a ouvir a sirene?
d) Suponha agora que ao invés de uma, o alerta é composto de duas sirenes, colocadas a uma distância entre elas e que quando acionadas, geram ondas em fase e de mesma amplitude.
Suponha que um detector está a uma distância da sirene 1 e da sirene 2, conforme a figura. Determine qual deve ser a diferença da distância e em função da frequência e da velocidade do som para que tenhamos: (i) interferência construtiva; (ii) interferência destrutiva.
Ver solução completa