Na eletrostática, há o estudo do campo elétrico gerado por cargas. Sabendo que a intensidade do campo elétrico num ponto (x, y, z) proveniente de uma carga puntiforme localizada na origem do sistema de coordenadas é é dado por:

E = k Q r 2

onde r = x 2 + y 2 + z 2   e k = 9 × 10 9   N m 2 C - 2 , desenvolva uma função em C++ que calcule a intensidade desse campo e a retorne. A função deve receber como parâmetros o valor da carga (em C ) e as 3 coordenadas, todos como valores reais.

Passo 1

Eai, tudo tranquilo? Então vamos lá!

O primeiro passo é analisarmos como vamos declarar essa função. Por meio do enunciado, sabemos que os 4 parâmetros que serão recebidos pela função são do tipo f l o a t ou d o u b l e , já que eles são números reais. Além disso, como essa função irá retornar o valor do campo elétrico, ela deverá ser declarada como f l o a t ou d o u b l e .

Vamos escolher o d o u b l e para uma melhor precisão, mas poderia ser qualquer um dos dois, pois o enunciado, ao não especificar, nos deu essa liberdade.

Dessa forma, temos o seguinte:

Passo 2

Para nos auxiliar, vamos criar duas variáveis: k , para armazenar o valor da constante eletrostática, e E , para armazenar o módulo do campo. Vamos incluir a biblioteca m a t h . h para facilitar as nossas contas.

Da biblioteca m a t h . h , vamos utilizar a função p o w , que serve para utilizarmos a potenciação. De forma que: p o w a ,   b = a b . Assim, temos:

Passo 3

Por fim, o que precisamos fazer é acrescentar a equação do campo elétrico e retornarmos o valor obtido.

Resposta

Exercícios Resolvidos de Introdução às Funções

Ver Teoria