Fazer uma função que calcula a enésima potência de uma variável real x:

f ( x ,   n )   =   x n

Passo 1

Eai, tudo beleza?

Nessa questão, vamos, inicialmente, definir o que a função vai receber como entradas, para fazer o que se pede. Para que a função f calcule o valor de x n , precisamos quem ela tenha como entrada o x e o n . Vamos definir o x como f l o a t , pois ele pode assumir qualquer valor, e o n como i n t , pois ele é um número inteiro.

Como queremos que a função retorne x n , e x é um f l o a t , podemos definir o retorno da função como um f l o a t . Com isso, temos:

Passo 2

Agora, vamos implementar o algoritmo de potenciação. Como a potenciação é a multiplicação de um número por ele mesmo n vezes, vamos usar um loop. E para armazenar o produto dessas multiplicações, vamos definir uma variável y , de valor inicial 1 , que vai receber o resultado da função.

Com isso, vamos implementar o laço de f o r para calcularmos a potenciação e armazená-la na variável y . A cada iteração (volta no loop) vamos multiplicar esse produto y por x mais uma vez, e faremos isso n vezes. Por isso, ali na linha 5, definimos que a variável de comando i vai variar entre i = 0 e i < n .

Daí, dentro do f o r , em vez de escrevermos y = y * x , vamos usar o operador de atribuição por multiplicação * = e escrever y * = x . É um jeito mais compacto de escrever a mesma coisa.

Resposta

Exercícios Resolvidos de Introdução às Funções

Ver Teoria